YUNA está no Centro de Resgate de Animais Selvagens de Kyiv, na Ucrânia. A leoa está ferida por estilhaços de míssel russo e precisa de um novo lar urgentemente.
A notícia pode ler-se no The Washington Post que começa por contar que tudo se passou no início de janeiro quando a veterinária do centro de Resgate de Animais Selvagens reparou que algo se passava ao dar-lhe comida e a leoa a recusar comer.
Tentou incentivá-la a levantar-se mas Yuna desfaleceu no chão. “Ela nem se conseguia levantar”, contou ao jornal, Inna Vasylkivska, descrevendo como, a 2 de janeiro, a leoa, de dois anos, foi diagnosticada com uma grave concussão.
Os tratadores tentam agora encontrar uma nova ‘casa’ para Yuna mas nenhum jardim zoológico europeu respondeu, até ao momento, aos pedidos de ajuda, o que é preocupante.
O novo lar da leoa tem de ser acessível por estrada, uma vez que sedá-la para entrar num avião pode matá-la devido à concussão que sofreu.
“Para ela, é uma questão de vida ou de morte. Honestamente, acho que ela não sobreviverá a outra explosão”, disse a diretora do centro de resgate, Natalia Popova.
Yuna, que vivia numa casa particular, onde era vítima de negligência e maus tratos até ser resgatada, no ano passado, é apenas um exemplo dos muitos animais que estão em perigo na Ucrânia e que precisam de um novo lar.
O Zoo de Kyiv já acolheu 500 animais desde que começou a guerra, em fevereiro de 2022. Porém, não tem mais espaço.
Veja aqui o vídeo da leoa…