Duas explosões ouvidas em Kiev perto do Palácio Presidencial onde Guterres e Zelensky reuniram foi atingida fábrica de armamento militar.
Não demorou muito tempo até António Guterres reagir sobre o ataque de mísseis russos à capital ucraniana.
“Chocou-me. Kiev é uma cidade sagrada quer para os ucranianos quer para os russos”
O secretário-geral da ONU, António Guterres disse aos vários meios de comunicação social que os dois bombardeamentos na capital o deixou chocado porque Kiev pela sua importância histórica “deve ser poupada”.
“Creio que o que é importante não é que o secretário-geral [da ONU] esteja ou não na capital. O que é importante é que houve bombardeamentos”, disse Guterres.
“Isso chocou-me porque Kiev é uma cidade sagrada quer para os ucranianos quer para os russos”, com uma “beleza extraordinária, uma importância histórica”.
Com “um legado histórico-cultural, esta cidade deve ser poupada”. “Isso efetivamente chocou-me.”
Ministro de Negócios Estrangeiros da Ucrânia também reagiu e acusa Rússia de “ato hediondo de barbárie” em Kiev
Dmytro Kuleba, confirmou que a Rússia atingiu Kiev com “mísseis de cruzeiro”, numa altura em que o secretário-geral da ONU, António Guterres, e o primeiro-ministro da Bulgária, Kiril Petkov, visitam a capital.
“Com este ato hediondo de barbárie a Rússia demonstra uma vez mais a sua atitude para com a Ucrânia, a Europa e o mundo”, escreveu no Twitter.