O principal opositor de Putin vai ficar encarcerado até que o regime russo caia

Justiça russa confirma nove anos de prisão em “regime severo” a Alexei Navalny

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

O tribunal russo confirmou hoje a condenação a nove anos de prisão em “regime severo” que já tinha dado em março ao principal opositor do regime de Putin. Alexei Navalny foi julgado por alegadas “fraude” e “desobediência ao tribunal”.

“O veredicto do tribunal de Lefortovo de 22 de março não mudou”, afirmou hoje um juiz do tribunal municipal de Moscovo, indicando que a pena passava a estar em vigor de imediato.

Alexei Navalny apareceu no julgamento por videoconferência, a partir da prisão onde se encontra a cumprir a primeira pena, em Pokrov, a 100 quilómetros de Moscovo, tendo ouvido o veredicto trancado numa cela.

O opositor do regime do Presidente russo também falou: “O julgamento não faz sentido” e que “despreza o tribunal” e o sistema.

“É claro que não quero ficar nesta cela”, disse. “Prefiro ver os meus filhos crescerem. Mas peço às pessoas que não tenham medo, ter medo é um crime contra o nosso futuro”, acrescentou.

Navalny foi acusado de ter desviado cerca de 25.000 dólares de doações a organizações que fundou, nomeadamente ao Fundo de Luta Contra a Corrupção (FBK na sigla em russo), criado para combater o enriquecimento ilícito de altos funcionários russos e proibido no país em junho de 2021 por a sua atividade ter sido considerada “extremista”.

Navalny foi detido em janeiro de 2021, quando regressava a Moscovo a partir de Berlim, onde passou vários meses a recuperar de um envenenamento, pelo qual responsabiliza Putin.

Essa detenção (em janeiro de 2021) marcou o ponto de partida para uma ampla repressão a todos os movimentos anti-Kremlin e à imprensa independente do país, medida que tem sido reforçada desde 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

PORTA VOZ DE NAVALNY JÁ REAGIU NO TWITTER

“Hoje, a condenação de Alexei Navalny foi confirmada. Ele terá que passar nove anos numa prisão de segurança máxima. O lugar para onde vai é famoso pelo facto dos seus prisioneiros serem torturados e mortos”, disse Kira Yarmysh, porta voz de Navalny.

“No tribunal hoje, Alexei Navalny disse que o juiz que comutou a pena suspensa para prisão em 2021 morreu seis meses depois. O motivo oficial foi Covid19. Pouco antes disso, ela havia dito a Alexei, por meio de alguns advogados, que lamentava a decisão.”

“O próximo juiz de Navalny, que o havia julgado na prisão três meses antes, foi, pelo contrário, promovido. Putin assinou pessoalmente o decreto de promoção. Provamos que durante o julgamento ela ligou regularmente para a administração presidencial, aparentemente para coordenar as decisões.”

“Vários outros processos criminais foram abertos contra Alexei Navalny, que em breve começarão a ser ouvidos em tribunal. Nove anos de regime estrito não é sua sentença final. Putin pretende manter Navalny na prisão enquanto puder.”

Mas, como Navalny disse hoje, “Putin pode destruir muitas vidas, mas mais cedo ou mais tarde ele será derrotado tanto nesta como na guerra estúpida que está a travar contra a Ucrânia”.

“A tarefa de todos no mundo, agora, é garantirem que Putin seja derrotado o mais rápido possível.”

 

Créditos Imagem:

Twitter

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.