“Temos muito agradecer-lhe pelo que faz pelos patudos”
A camisola está a ser leiloada, na página do Facebook da associação e de Ângela Maria, companheira de João Vieira Pinto. Até ao momento a maior licitação é de 500 euros mas “espera-se conseguir um pouco mais para debelar despesas veterinárias em atraso”, disse ao SemFiltro News, Marisa Teixeira, presidente da Coração 100Dono, no Algarve.
O antigo jogador da seleção portuguesa e a atual companheira não conseguiram ficar alheios à situação difícil que a maioria das associações animais estão a passar com a pandemia. Os apoio são cada vez menos, as pessoas que ajudavam estão também a passar dificuldades, cada vez há mais abandonos e as contas do veterinário são avultadas. Marisa Teixeira diz estar “grata” pela oferta deste casal de “amigos da associação e dos animais” em geral.
O objetivo do leilão solidário é conseguir dinheiro para “abater as avultadas contas que fomos acumulando desde que temos menos ajudas. Quem nos ofereceu a camisola foi o João Pinto e a Ângela a mulher dele , e está assinada por todo o grupo de jogadores que estiveram na última convocatória da seleção. Assina também o Fernando Santos e o próprio João Pinto que é diretor”, explicou-nos, adiantando que “a camisola ainda não chegou mas a Ângela vai-nos enviar segunda-feira pelo correio porque o João Pinto só chegou do Luxemburgo quinta-feira com o ‘presente’ surpresa”.
A presidente da associação de animais de São Brás de Alportel lamenta que “desde que a pandemia começou que nos está a ser cada vez mais difícil conseguirmos aguentar as despesas. Muita gente que nos ajudava também está com dificuldades, há cada vez mais abandonos, as coisas estão complicadas para as associações que vivem de doações. Temos de levar as coisas um dia de cada vez. Com a pandemia nem podemos fazer campanhas de comida nos supermercados. E nós temos cerca de 300 cães sob nossa responsabilidade”, disse preocupada. Quanto à licitação atual, Marisa Teixeira revela que “já vai em 500 euros”.
A responsável algarvia, ainda agradeceu ao casal: “O meu enorme obrigada á Ângela Maria e ao João Vieira Pinto que para além de serem padrinhos do nosso Dido nos vão fazer chegar este fantástico presente. Obrigada também a todos os elementos da seleção que acederam a fazer desta camisola uma relíquia para que possamos com ela angariar alguma verba para abater nas contas que se vão acumulando”, rematou.
Nove anos de existência
A Associação Coração100dono celebrou 9 anos de vida no final de Março e é, de acordo com várias figuras públicas, “uma organização credível” mas, segundo a presidente da associação está cada vez mais complicado conseguir apoios. E foi isso que sentiu no jantar virtual do nono aniversário da Coração100dono, tal como desabafou: “Foi com alguma tristeza que vi a pouca adesão ao nosso evento do jantar solidário virtual no nosso aniversário e foram 21 as pessoas que aderiram ao mesmo, se fosse real teria sido realizado numa desconsolada sala vazia! Ao contrário do que estávamos habituadas. Entendo que o momento não é o melhor , que cada vez mais todos têm menos, pela pandemia e pela forma catastrófica com que todo este panorama tem sido gerido. Quero acreditar que seja esse o motivo pois é para mim preocupante ter que fazer tanto com tão pouco, é para mim preocupante ver acumular as contas, é para mim preocupante ver aumentar os abandonos e perceber que talvez tenha que deixar de ajudar”, lamentou Marisa Teixeira.
Leilão para ajudar a Coração100dono
Ângela Maria, companheira de João Vieira Pinto, já colocou na sua rede social o anúncio do leilão e até escreveu: “Camisola assinada por todos os jogadores deste último estágio da seleção nacional! Para uma Instituição de confiança e onde somos padrinhos do patudo Dido! À Marisa Teixeira temos muito a agradecer por tudo o que faz pelos patudos que tanto amamos”, escreveu.
Na verdade, João e Ângela, eles próprios são apaixonados por animais e tem vários cães em casa. O gesto do casal mostra como ainda é possível tentar ajudar os outros. Dá-nos esperança no futuro.