O narcotraficante tinha comprado um casal de hipopótamos para o seu zoo privado. Os descendentes são atualmente cerca de 80. Ao longo dos últimos anos a população das localidades ao redor da ‘Hacienda Nápoles’, a quinta de Escobar, começou a mostrar medo de serem atacados pelos animais que andavam à vontade pelas ruas e espaços rurais. Ainda se pensou em liquidar o problema mas a solução foi a melhor: esterilizar.
O Governo colombiano decidiu avançar com a esterilização a toda esta enorme família de hipopótamos, legado de Pablo Escobar, depois de se terem multiplicado ao longo dos anos e invadido várias terras em redor da quinta.
A notícia é da BBC, que escreve que o narcotraficante, morto em 1993 pela polícia, importou ilegalmente vários animais exóticos, entre os quais um casal de hipopótamos. A partir daí, os animais foram-se reproduzindo e hoje… são mais de 80.
Segundo vários ambientalistas, esta é a maior manada de hipopótamos fora de África. Por serem considerados uma espécie invasora na Colômbia causaram já estragos na fauna nativa. Por essa razão, o Executivo colombiano já esterilizou 24 dos 80 animais.
Em 1993, depois de terem morto Pablo Escobar, as autoridades encontraram várias espécies de animais exóticos na quinta do mesmo, distribuindo-os por vários jardins zoológicos. Contudo, não disseram nada quanto aos hipopótamos.
Especialistas acusam agora a polícia colombiana de se ter esquecido propositadamente dos animais no local, por serem difíceis de transportar.
“Era logisticamente difícil transportá-los, então simplesmente deixaram-nos lá. Pensaram que os animais morreriam”, disse à BBC a bióloga colombiana Nataly Castelblanco.
Contudo, como não têm predadores naturais na América do Sul, o que aconteceu foi o contrário. Os hipopótamos multiplicaram-se, afetando o ecossistema local de várias formas, como por exemplo ameaçando espécies nativas que estavam já em extinção.
Pablo Escobar foi um dos mais conhecidos narcotraficantes do mundo. Foi fundador do cartel de drogas de Medellín, na década de 1980 e responsável por sequestros, bombardeamentos e homicídios. A certa altura, chegou a ser considerado um dos homens mais ricos do mundo.