A história é tão tocante que nos faz cair uma lágrima. O vídeo mostra-nos uma cadela da raça Akita que espera a dona Tatyana há um mês à soleira da porta da casa onde ambas viviam felizes.
A cidade foi ocupada pelas tropas russas, na região de Kyiv, desde o início da invasão e Rini continua a acreditar que a dona vai voltar para casa.
O que não vai acontecer porque Tatyana foi mais uma das vítimas do ataque e violência das tropas russas. Não contentes de a violarem ainda a esfaquearam e deixaram morta.
Algumas pessoas têm tentado retirar Rini do local para um abrigo mas a cadela não quer sair dali e resiste às tentativas de ser levada, como diz a voluntária que filmou a lealdade demonstrada pela cadela.
Porém, Rini não foi abandonada pelos humanos que lhe continuam a dar comida e água até que lhe consigam convencer a deixar a casa. Talvez até levá-la para uma nova casa ou outro dono que lhe dê tanto amor quanto ela precisa agora.
Nas redes sociais Rini já é comparada como a ‘Hachiko de Makarov’, numa referência ao célebre cão que durante anos aguardou pelo dono que era professor, numa estação de comboios no Japão, símbolo eterno da lealdade canina.
Na cidade de Makarov mais de 132 civis foram assassinados durante a ocupação russa e 40 por cento dos edifícios e infra estruturas foram destruídas, incluindo hospitais e saneamento básico.