fbpx

GOLPE DE ESTADO na Birmânia

 |  Segue.W  |  ,

GOLPE DE ESTADO: Líder da Birmânia, Aung San Suu Kyi, detida e presa por militares A líder da Birmânia, Aung San Suu Kyi, e outras figuras importantes do partido no poder foram detidos esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, disse o porta-voz da Liga Nacional para a Democracia, segundo revelou a agência Reuters.

A detenção aconteceu depois de vários dias de tensão entre o governo civil e os militares, que gerou rumores de um golpe militar após uma eleição que o exército diz ter sido fraudulenta.O porta-voz Myo Nyunt disse à Reuters por telefone que Suu Kyi, o presidente Win Myint e outros líderes foram presos ao início da manhã desta segunda-feira. “Quero dizer ao nosso povo para não responder precipitadamente e quero que ajam de acordo com a lei”, disse, acrescentando que ele próprio esperava ser preso.Logo depois, o jornalista da Reuters já não conseguiu contatá-lo. As linhas telefónicas para Naypyitaw, a capital, não estavam disponíveis na madrugada de segunda-feira.Suu Kyi, de 75 anos, vencedora do Prémio Nobel da Paz, chegou ao poder após a vitória eleitoral de 2015, após décadas de luta pela democracia que a transformou numa estrela mundial.

O partido de Suu Kyi ganhou com nova vitória esmagadora nas eleições de novembro passado, golpeando o partido pró-militar.Os militares da Birmânia disseram no sábado que iriam proteger e respeitar a constituição e agir de acordo com a lei, depois de comentários no início da semana levantarem rumores de um golpe. A comissão eleitoral do país rejeitou as alegações militares de fraude eleitoral, dizendo que não houve erros grandes o suficiente para afetar a credibilidade do voto.

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.