GNR de Castelo Branco resgata coruja-das-torres ferida e “a deambular na via pública” é resgatada
A ave selvagem foi apanhada na localidade de Silvares, no concelho do Fundão.
“O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Fundão, no dia 5 de dezembro, procedeu ao resgate de uma coruja-das-torres (Tyto alba)”, escreveram na sua página de Facebook os militares da GNR de Castelo Branco.
Tudo aconteceu “no decorrer de uma ação de patrulhamento, os elementos do NPA foram alertados por um cidadão que se encontrava um animal a deambular na via pública, com ferimentos na asa direita, tendo sido recolhido”, esclarecem, adiantando que a ave foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território, 808 200 520, funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.