GNR da Covilhã resgatou um corso recém-nascido e um texugo
Os dois animais foram entregues ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco.
O Comando Territorial de Castelo Branco resgatou, nos dias 24 e 25 de maio, um corso recém-nascido, Capreolus capreolus, e um texugo-europeu, Meles meles, no concelho da Covilhã.
No comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR) vem dito que, “os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) foram alertados por populares um corso recém-nascido que se encontrava a deambular sozinho na via pública, na localidade de Erada.”
“No seguimento da ação, deslocaram-se para o local, onde localizaram e recolheram o espécime, que aparentava estar desnutrido e debilitado”, pode ler-se.
No dia seguinte, os elementos do NPA foram alertados que um texugo-europeu se encontrava junto a uma zona residencial, na localidade de Teixoso. Também este aparentava estar ferido e debilitado.
“Os animais foram entregues no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural”, esclarece a nota.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).