fbpx
MARISA TEIXEIRA
 |  ,

Gatos estão mais expostos a perigos

Hoje vamos falar dos gatinhos …

Este é um assunto que me deixa dividida mas muito preocupada .

Vejo que apesar de já muito ter sido feito com o programa CED (Captura Esterilização e Devolução) a nivel de esterilizações, acho que as devoluções, por vezes, não serão a melhor solução – apesar de eu ser completamente a favor da liberdade e acho que os felinos pela sua agilidade e perspicácia sao mais felizes em espaços com árvores e sitios naturais para treparem.

Falo em gatos ao abandono porquê?

Porque nas ruas ficam mais expostos aos perigos e eles vêm de todos os lados, penso que 40 % das colónias de rua perdem a vida, muitos atacados pelos cães (infelizmente o instinto animal não é controlável e ainda temos donos irresponsáveis que passeiam os seus animais sem trela) por atropelamento e muitas vezes pela maldosa mão humana … penso que as autoridades competentes deveriam fazer mais do que fazem (embora já se vejam colonias com abrigos e vedadas).

Porém, como é mais barato e mais fácil resolver o problema dos gatos oferecendo as esterilizações, nada mais se faz a nível de freguesias ou câmaras municipais. Há algumas que já se preocupam em fazer espaços próprios para os gatos da cidade se puderem refugiar das inteméries e alimentarem-se. Mas são muito poucas as câmaras que se preocupam.

Na verdade, sai-lhes mais barato oferecer a esterilização e deixar tudo o resto nas mãos das cuidadoras ou protectoras de colónias, tudo a sair do bolso das próprias quando devia tudo sair do bolso das câmaras!

A Aldeia dos Gatos

O Movimento ‘Movido a 4 patas’ faz um trabalho extraordinário com gatos ao abandono e colónias. Se não me engano foram quem iniciou a ideia de colocar casotas para gatos em locais onde havia muitos gatos de ninguém.
Acerca de Movimento Movido a 4 Patas criou abrigos para acolher e alimentar as colónias de gatos que vivem nas ruas de uma freguesia de Sintra. O projecto foi ser alargado a outros locais.
Neste momento e sobre as suas atividades dizem na página de Facebook que “Para cumprir o objetivo principal, os vários núcleos realizam atividades e eventos para recolher mantas, ração, medicamentos, abrigos, transportadoras (ou qualquer outro bem necessário aos animais) junto de particulares ou empresas. São exemplos destas atividades: sorteios/leilões, concursos, workshops, entre muitas outras que vão sendo publicadas nesta página!”
“Com os contactos que vamos estabelecendo com pessoas voluntárias cheias de boa vontade, conseguimos criar uma rede de transportes (boleias) destes materiais, para os levar a sítios onde são mais precisos! Conseguimos fazer o mesmo com animais que estão no Sul e são adotados por uma Família no Norte do país, por exemplo… Promovemos igualmente adoções responsáveis por Famílias de Acolhimento Definitivo (FAD), mas também solicitamos a ajuda de Famílias de Acolhimento Temporário (FAT), para melhorar as condições de vida dos animais que não têm o amor de uma família (ainda!).”
“O Movimento Movido a 4 Patas dispõe ainda de aconselhamento Jurídico, esclarecimento de dúvidas Veterinárias e informações sobre o Comportamento Animal de forma totalmente gratuita, por pessoas especializadas nessas áreas! A ideia é criar núcleos a nível nacional para conseguir de forma voluntária e sem fins lucrativos melhorar a vida dos nossos animais. Se está interessado em dedicar tempo e esforço por esta causa, por favor divulgue e envie por mensagem privada como o pretende fazer!”
Contactos: geral@movidoa4patas.com www.movidoa4patas.com

Créditos Imagem:

Jari Hytönen e Movimento Movido a 4 patas Facebook

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.