Foto Jornalista fez parte da equipa que lançou o “Correio da Manhã” e o Semanário Desportivo “Off-Side”, entre diversos prémios e menções honrosas conta-se ainda mais de 50 exposições fotográficas realizadas.
Nascido em Cascais, a 1 de Agosto de 1949, Marques Valentim fez a sua comissão de serviço militar obrigatório em Moçambique , como furriel miliciano Foto Cine, após ter tirado em Lisboa o curso de Fotografia e Cinema, nos Serviços Cartográficos do Exército.
Neste território africano, permaneceu durante 26 meses (1972/74) percorrendo-o de Norte a Sul , em serviço de reportagem fotográfica.
De regresso a Portugal e logo após o 25 de Abril de 1974, surge no fotojornalismo, iniciando o seu trabalho na Agência Europeia de Imprensa (A. E. I. – Notícias) onde cobre os principais acontecimentos que se deram no nosso País entre Setembro de 1974 e Agosto de 1975.
A 1 de Setembro desse mesmo ano, iniciou oficialmente, a sua carreira de fotojornalista no diário “A Luta” no qual permaneceu até à sua extinção, em Janeiro de 1979.
Fez parte da equipa que lançou o “Correio da Manhã” – de 15 de Março de 79 a 15 de Setembro de 1979. Em Outubro de 1979 entrou para o “Portugal Hoje”, onde permaneceu até ao fim deste matutino (Julho de 1982).
Em 1982, fez parte do grupo de jornalistas fundadores do Semanário Desportivo “Off-Side”, tendo, em 1983, recebido em serviço deste jornal o prémio Gandula (Revelação) de Wilson Brasil.
Deixa, o “Off-Side”, para entrar, em Outubro de 1983, na delegação de Lisboa do jornal “Comércio do Porto” onde esteve até Fevereiro de 1986.
Em Março de 86 regressa aos quadros do “Correio da Manhã” onde desempenhou os cargos de repórter-fotográfico, subcoordenador, tendo sido nomeado em Janeiro de 2002 Editor Fotográfico, função que desempenhou até 31 de Outubro de 2002. Entre 2005 e 2006 colaborou no Independente.
Foi como fotojornalista do “Correio da Manhã” que Marques Valentim, realizou vários trabalhos de tauromaquia, tema que o levou a realizar várias exposições.
Em 2001, recebeu uma menção honrosa, da revista “Visão”, relacionada com o prestigiado concurso de fotojornalismo “Visão”, cuja foto premiada era sobre esta temática. Em 2001 é também autor do cartaz da Feira Taurina de San Juan, em Badajoz. Colabora atualmente em várias publicações.
Das mais de 50 exposições de fotografia que já realizou destacamos a primeira, realizada em Lisboa, no ano de 1994, intitulada “Tauromaquia”.
Marques Valentim está agora a apresentar “E DEPOIS DO ADEUS” – Fotografias com história” numa Exposição imperdível de ser ver.
Mesmo para professores levarem os alunos a verem estas imagens que são documentos que se relacionam com acontecimentos da história de Portugal pós 25 de Abril.