Daniel, de 44 anos, filho do famoso escritor norte-americano Paul Auster, é acusado de homicídio por negligência da filha bebé de 10 meses.
De acordo com o Mail Online, Ruby morreu em novembro de 2021 por exposição a uma dose brutal de fentanil e heroína.
Daniel Auster quando se apercebeu que a filha de 10 meses poderia estar a sofrer uma overdose de opiácios deu-lhe Narcan, um medicamento que se costuma dar para tratar suspeitas de overdose de heroína. A tentativa de Daniel salvar a menina não foi bem sucedida depois dela ter “ingerido heroína e fentanil suficientes para matar um homem’, disse o tribunal.
O filho do famoso escritor Paul Auster admitiu em tribunal ter dado Narcan ao seu bebé de 10 meses depois da acusação afirmar que a criança morreu porque ingeriu heroína e fentanil suficientes para “colocar um adulto inconsciente”.
Daniel Auster disse que acordou no dia 1º de novembro e a filha Ruby estava com os “lábios azuis e olhos distantes” e tentou salvá-la usando o tratamento de overdose de opióides.
Quando a polícia chegou a casa de Daniel encontrou a menina sem vida e transportou-a para o hospital local antes que os médicos a declarassem morta.
Daniel não escondeu ao tribunal que tinha usado heroína naquele dia e que guardava pacotes daquela droga na casa de banho da sua residência.
Auster enfrenta acusações de homicídio culposo e abuso infantil relativa à morte de Ruby.
A menina foi encontrada com uma quantidade alarmante de fentanil e heroína no corpo, embora a polícia ainda não tenha determinado como ingeriu ou foi parar ao seu sistema sanguíneo.
A autópsia realizada pelo Gabinete do Médico Legista descobriu que Ruby morreu de intoxicação aguda causada pelos efeitos combinados de fentanil e heroína.
O caso foi posteriormente considerado homicídio e Daniel Auster está a aguardar o final destas acusações no Tribunal Criminal de Brooklyn.
Daniel foi preso na noite de sexta-feira pelo homicídio de Ruby, sua filha e neta do popular escritor de romances nova-iorquino Paul Auster.
FOTOS DA FILHA E MÃE DA MENINA ENCHEM O INSTAGRAM DO FILHO E PAUL AUSTER
Ruby com a mãe
A página de Instagram de Daniel Auster está cheia de fotos da filha e da mãe de Ruby e, em muitas das imagens aparece aga<rrado ou a posar com a menia.
Não é a primeira vez que Daniel Auster tem problema com a Lei.
Durante a adolescência, Daniel começou a frequentar clubes na cidade de Nova York e envolveu-se seriamente com o mundo das drogas, de acordo com jornal The New Yorker.
Em 1996 quando tinha 18 anos, Daniel testemunhou a morte de um traficante de drogas chamado Andre ‘Angel’ Melendez, assassinado pelo Club Kid Killer’ Michael Alig. O filho de Paul Auster recebeu 3 mil dólares do dinheiro de Melendez em troca do seu silêncio.
Mais tarde, declarou-se culpado de posse de propriedade roubada e teve cinco anos de liberdade condicional.
Daniel Auster também tem uma série de outras prisões no registo criminal, incluindo vários de porte de drogas em 2008 e 2011. Em 2009, foi acusado de pequeno furto e posse de propriedade roubada.
PAIS DE DANIEL SÃO FAMOSOS ESCRITORES
Paul Auster e o filho Daniel ainda adolescente
Paul Auster, pai de Daniel, é provavelmente o romancista pós-moderno mais conhecido dos Estados Unidos da América, e ficou conhecido pelo The New York Trilogy, The Book of Illusions e Moon Palace.
A mãe de Daniel, primeira mulher de Paul Auster, é a escritora Lydia Davis.
Durante o filme de Auster em 1995, Smoke, protagonizado por Harvey Keitel e William Hurt, sobre a vida de pessoas que frequentavam uma tabacaria do Brooklyn, o filho de Paul desempenhou o papel de uma menina que roubava livros.
Daniel em pequenino com o pai Paul Auster
Embora pareça não haver uma relação forte entre pai e filho, Paul Auster já colocou no seu trabalho escrito muita da experiência que teve ao longo da vida com o filho Daniel.
No romance Oracle Night, de 2004, o livro é narrado por um escritor chamado Trause, cujo filho é um viciado em drogas que aterroriza a madrasta.
Durante uma entrevista que o jornal Guardian fez em 2006 à segunda mulher de Paul Auster, também ela escritora, Siri Hustvedt recusou falar sobre o enteado.
“Não vou falar sobre nada disso, não. Não.” – disse com os olhos a lacrimejar.
“Sabe, sou casada com um escritor, e isso – escrever – é um trabalho estranho. É algo que nós dois apoiamos muito fortemente. Eu sempre apoiei Paul e ele a mim. Tenho uma família muito forte.”
Parece que a família lida com o passado conturbado e o presente incerto de Daniel Auster.
Enquanto não se sabe o que lhe irá acontecer Paul e a atual mulher, também escritora, vão dando asas à imaginação ao trazer para os seus romances as experiências de Daniel à sua própria ficção.