Os abandonos não páram e, chegando às portas do Verão, mais uns tantos desgraçados deixados à sua sorte por todo o lado. Não há humanidade no coração de pessoas que abandonam os seus animais criando ainda mais desespero nos amigos e protetores de animais e nos refúgios que perdem a sua capacidade de resolver ou receber mais um…
Ainda a semana passada eu e o Nuno Teixeira resgatámos cinco ‘bebés’ de um túnel de descargas de água municipais. Foram dias de trabalho para os resgatar a todos. E são meninos selvagens que nunca tiveram contacto com o ser humano.
Fomos avisados que havia uma mãe com crias a rondar o local onde alimentamos alguns cães de rua. O Nuno Teixeira, começou a rondar o local a ver se via a mãe com os filhotes. Até que viu mas também logo percebeu que iria ser um resgate dificil já que eram mesmo cães sem contacto humano. Ou seja, fogem, mordem e escapam assim que nos aproximamos.
Foi uma verdadeira aventura. Até que o Nuno deixou de ver a mãe. Foi quando pensámos que os meninos estavam em risco. Algo sucedeu à mãe, não sabemos o quê e desatámos à procura dos meninos. Encontrámos dois à beira do túnel de betão de descargas de águas. Não era um local nada promissor. Conseguimos depois de eu gatinhar túnel dentro apanhar dois dos bebés. Mas os outros fugiram ainda mais para o interior do túnel.
Voltámos ao refúgio com os dois pequeninos. Dois dias depois conseguimos resgatar os outros três. Não foi fácil. Lá tive de gatinhar por onde o Nuno sendo maior não conseguia rastejar. Mas conseguimos. Já os temos ao cinco irmãos juntos. Não sabemos da mãe mas temos andado a procurá-la.
Os meninos são cinco pequenos selvagens que nem se deixam tocar, encolhem-se todos juntinhos a um canto e tentam morder. Vão ter de ser sociabilizados, tocados, acariciados até poderem estar juntos de outros meninos.
Tudo isto para vos dizer que temos trabalho extra. Mas não é invulgar haver ninhadas selvagens que são fruto de cães abandonados. Por favor, não abandone o seu animal. Peça ajuda. Há sempre uma solução e não passa pelo abandono.
Os meninos do tunel já têm nomes adequados como grandes campeões que foram para sobreviverem dentro do tunel sem comida e sem água e sem mãe… infelizmente não sabemos o que lhe terá acontecido. São o Viktor, o Geny, Capeta, Seba e o Pote.
Quando os tivémos nas mãos veio aquela sensação boa de os termos todos salvos. Todos os esforços valem a pena para salvar vidas … depois de todo o processo quando os podemos abraçar sentimos que tudo valeu a pena …
Para quem não sabe, a câmara municipal de São Brás de Alportel já faz esterilizações gratuítas há muitos anos. Informe-se. Se não tem dinheiro para um veterinário, recorra ao veterinário municipal. Não abandone a sua cadela na altura do cio.
No ultimo Ano aumentámos a capacidade como nunca o tinhamos feito , durante este ano para além de todos os adotados (e ainda foram bastantes) ficámos com mais 112 residentes.
Hoje infelizmente tenho de pedir que não nos peçam ajuda para recolher animais nos próximos tempos, estamos lotados e ainda com um problema para resolver da Mamã Brisa e os seus Brisinhos e os últimos cinco meninos do túnel. Por enquanto enquanto são pequeninos podem estar no espaço onde estão, mas daqui a umas semanas quando crescerem mais um pouco e começarem a brincar perdem a qualidade de vida que gostamos de lhes dar e são onze animais para arranjarmos solução e adotantes.
Como é do conhecimento de quem nos acompanha nós não juntamos muitos cães por espaço para que tenham qualidade de vida e não se ponham em perigo uns aos outros pois apesar de serem meigos são animais.
E assim vai o abandono. Ainda que tivessemos aumentado o dobro, as pessoas iriam arranjar maneira de nos encher os espaços.
Agradeço que compreendam , pois para além do problema enorme de espaço aumentou-nos a despesa diária para o dobro. E, o pior, diminuiram as ajudas monetárias devido às dificuldades que todos sentimos com a nossa vida diária e as despesas inerentes à mesma. Mesmo assim, peço-vos, sempre que puderem, nem que sejam só 5 euros, ajudem-nos. Para os que estão mais próximos de nós toda a ração é benvinda. De cão e gatos. Também são benvindos produtos de limpeza e desinfeção, vassouras, mangueiras, lexívia, detergentes de roupa e chão, antiparasitários e todos esses bens com que temos de lidar diariamente.
Toda a vossa ajuda é benvinda. E, não se esqueçam, esterilizem os vossos animais.