Eunice Muñoz nasceu na Amareleja, no distrito de Beja, em 1928. Foi na freguesia de Moura que cresceu e era lá que gostava de ficar a morar para a eternidade. Num poço onde brincava com o irmão em criança.
A rainha do teatro português, que morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 15 de abril, aos 93 anos, sabia que um dia a sua hora ia chegar e, aproveitou para dizer publicamente no programa da SIC há uns anos a esta parte, qual era o seu último desejo.
A querida Eunice confessou que era seu desejo que as suas cinzas fossem espalhadas junto a um poço onde brincava em criança com o irmão.
“Era ali que eu brincava quando era criança com o meu irmão, que tem menos um ano do que eu. Era à volta daquele poço que nós brincávamos”, recordou.
“Ainda não falei com os donos da casa para que eles autorizem, mas já deliberei isso ao meu filho António”, referiu na época a artista.
Tanto a SIC como a TVI já reagiram à morte
“Eunice Muñoz partiu hoje, aos 93 anos”, lembrou a SIC nas redes sociais ao partilhar publicamente uma nota de pesar pela morte de uma das incontornáveis figuras da representação em Portugal.
“A atriz será para sempre lembrada como uma das figuras incontornáveis do teatro. São 80 anos de carreira que vão ficar para sempre na memória dos portugueses e no coração da arte nacional”, realçou.
Quanto à TVI foi mais longe e escolheu para título: “Um país inteiro de luto”.
A reação da TVI à morte de Eunice Muñoz foi uma nota de pesar onde lamenta a morte de uma das melhores atrizes portuguesas: “Deixou-nos hoje Eunice Muñoz. Um país inteiro de luto. Obrigado pelo seu talento. Obrigado pela sua dedicação. Obrigado, querida Eunice”, declara o canal no qual a atriz fez parte de várias produções televisivas ao longo dos anos.
Uma das últimas aparições de Eunice foi precisamente numa novela da TVI. A artista protagonizou um emotivo momento ao contracenar com Maria do Céu Guerra em ‘Festa é Festa’.