Atriz aponta a falta de formação de alguns atores que são escolhidos para a televisão…
Aos 92 anos Eunice Muñoz é uma referência na arte de representar.
Em cena com o seu último espetáculo “A Margem do Tempo”, onde contracena com a neta Lídia, Eunice deu uma entrevista a José Alberto Carvalho na TVI. Nesta conversa, a atriz que celebra 80 anos de carreira em novembro falou sobre a representação, as histórias, as vivências e as reflexões de uma vida.
Durante a conversa com o jornalista, Eunice Muñoz mostrou-se desiludida com a escolha de alguns atores para integrarem projetos de ficção e que não têm qualquer tipo de formação na área. “Fico muito satisfeita quando encontro grandes talentos, que existem no teatro. Na televisão gostaria que existissem mais, que fossem escolhidos atores que fizeram o seu curso, o superior. Verifico às vezes, tristemente, que são escolhidos quem não tem nada disso”, disse, levando a crer que se estava a referir ao facto de Cristina Ferreira ter escolhido Francisca Cerqueira Gomes, filha da apresentadora da TVI, Maria Cerqueira Gomes, para o papel de protagonista de uma novela, isto sem a jovem ter qualquer tipo de formação.
Perante esta afirmação, José Alberto Carvalho concordou com as palavras da atriz e reforçou que a beleza e os ‘likes’ no Instagram se têm sobreposto ao talento. “Há um facilistismo muito grande, hoje em dia, em identificar pessoas, que até podem ter algum talento para a representação, mas que têm outras características: ou porque têm muitos seguidores nas redes sociais ou porque correspondem a um determinado padrão de beleza, como se a beleza fosse por si só um atributo talentoso. É um erro?!”, sublinhou. Eunice Muñoz deu enfoque a cada palavra do jornalista. “É um erro total”.
A Polémica escolha…
Recorde-se que quando foi tornado público que Francisca Cerqueira Gomes seria a nova protagonista do novela “Festa é Festa”, na TVI, que estreia esta segunda-feira, uma vaga de críticas surgiram pelo facto de a jovem não ter qualquer tipo de formação.
A neta de Eunice Muñoz, Lídia deu a sua opinião e garantiu ser “uma fantochada”.
Ao perceber a avalanche de críticas que a sua escolha estava a ter, Cristina Ferreira acabou por retirar o papel principal de Francisca e atribuiu-lhe um secundário.