Vou repetir as vezes que forem precisas este tema: a importância de esterilizar os animais errantes e domésticos.
Tudo isto porque esta semana nasceram mais dois bebés ao abandono. Já doram resgatados e estão connosco e, mais tarde, estarão para adoção. Os nossos novos bebés já têm nome. São o Viktor e o Geny. São lindos como podem apreciar.
Era uma situação evitável. Digo e repito a todos aqueles que residem no concelho de São Brás de Alportel, se não têm dinheiro para esterilizar o seu animal, peça ajuda!!!
Para quem ainda não sabe aqui fica um pouco de história: São Brás de Alportel é um concelho onde há mais de 7 anos ( fomos dos primeiros a trabalhar com cheque veterinário para as esterilizações) se fazem esterelizações gratuitas para quem não tem recursos para as pagar. As esterilizações são feitas todos os dias. Todas as vezes que for necessário um animal ser esterilizado. Não existem campanhas massivas porque elas são feitas no dia a dia e sempre que for preciso!
Abandonar as cadelas quando chegam os problemas com os cios e as ninhadas nao resolve o problema , peçam ajuda … as esterilizações são a forma mais eficaz de combater o abandono! Não abandone a sua cadela quando está com o cio. Proteja-a e leve-a depois a esterilizar.
É recomendado esterilizar o cão antes do primeiro cio, por volta dos 6 meses em animais de pequeno porte, ou até aos 12 meses para os de médio a grande porte; Ou então após o primeiro cio, cerca de 4 meses depois.
Para quem não sabe, a esterilização também é uma forma de amar, respeitar e dar vida ao seu animal durante mais anos porque contribui, por exemplo, para diminuir riscos como os de contrair doenças sexualmente transmissíveis, contrair doenças transmitidas por mordeduras de outros animais ou atropelamento por atitudes errantes do cio.
Com a esterilização está a prevenir certas doenças ao seu animal e diminui também o aparecimento de outras, aumenta a qualidade e a esperança média de vida dos animais de companhia. Promove ainda alterações positivas no comportamento, facilitando a convivência social e a integração na família.
Também estará a contribuir como cidadão no combate a problemas associados ao controlo de natalidade e de abandono de animais.
Como poder ver, além dos benefícios diretos para a saúde do patudo, só assim será possível evitar crias indesejadas, e prevenir a principal causa do abandono animal.
Cada cadela pode ter 2 partos por ano (aproximadamente 16 cachorros por ano). Cada gata pode ter até 3 partos por ano (aproximadamente 15 gatinhos por ano). O efeito na população é exponencial: uma cadela e os seus descendentes podem gerar 73.000 novos animais em 6 anos, e no caso da gata, a sua vida reprodutiva, multiplicada pelos seus descendentes, pode gerar até 24.000 gatinhos.
Um animal não esterilizado pode ser potencialmente responsável pela geração de milhares de descendentes num curto período. É impossível encontrar lares responsáveis para tantos animais. Mas é possível controlar com a esterilização e minimizar as más consequências para os animais errantes.
As vantagens diretas da esterilização na saúde dos animais são muitas. Por exemplo, nos ‘machos’, diminui as fugas; Reduz a marcação do território (urina fora do lugar); Evita agressividade motivada por excitação sexual constante; Evita cancros testiculares; Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis; Os animais ficam mais tranquilos, dóceis e sociáveis.
Já nas femeas evita cios e acasalamentos indesejáveis, principalmente quando se tem um casal de animais de estimação; Evita cancro dos ovários ou útero na fase adulta; Evita cancro mamário, especialmente se a esterilização for realizada antes do primeiro cio; Evita a piómetra, uma grave infecção uterina, em fêmeas adultas; Evita episódios frequentes de “gravidez psicológica” e as suas consequências como infecção mamária; Evita doenças transmissíveis por ato sexual ou mordida, especialmente no caso dos vírus felinos; Evita a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis.
Como se pode constatar, tudo coisas boas com a esterilização. Não se esqueçam depassar a palavra. Falar destas coisas a quem não sabe. Só assim estaremos no bom caminho para o sucesso.