fbpx

Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio…

More Coverage

YouTube player

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alterações climáticas.
O anúncio oficial deverá ser feito no sábado, durante o discurso do chefe de Governo português na Cimeira Mundial sobre a Ação Climática, que reúne os líderes mundiais, mas António Costa avançou hoje o valor no Pavilhão de Portugal na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que está a decorrer no Dubai. A entrada em funcionamento do fundo para financiamento de ‘perdas e danos’ foi adotada na quinta-feira, no primeiro dia da cimeira das Nações Unidas, com aclamação por cerca de 200 países. No mesmo dia, vários países anunciaram as suas contribuições, tal como a União Europeia, que vai contribuir com pelo menos 225 milhões de euros, a Alemanha, com 100 milhões de euros, e os Emirados Árabes Unidos, país anfitrião da COP28, também com 100 milhões de euros. Sublinhando que a contribuição portuguesa ultrapassa o previsto no quadro do compromisso global da União Europeia, o primeiro-ministro disse esperar que seja “um sinal para os outros estados-membros, para que se poderem ir além do que é além da sua quota, o façam”. Além do fundo de financiamento de ‘perdas e danos’, Portugal comprometeu-se hoje com outras três vias de financiamento da ação climática, no âmbito do acordo de compromisso financeiro com Fundo Verde para o Clima, da ONU, de apoio aos países em desenvolvimento, e de dois acordos de reconversão da dívida com Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O acordo com os dois países africanos prevê a reconversão de parte da dívida a Portugal – no caso de Cabo Verde são 12 milhões de euros e até 3,5 milhões de euros para São Tomé e Príncipe — para financiar políticas ambientais e de transição energética. No caso do Fundo Verde para o Clima, Portugal vai contribuir com quatro milhões de euros para o ciclo de financiamento entre 2024-2027. “Esta é uma forma relevante de o Estado português contribuir para o financiamento, para a cooperação, para o desenvolvimento em todos os países que, de alguma forma, precisam de recorrer (ao Fundo) para a sua transição energética e justa”, sublinhou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. Entre os vários compromissos de financiamento assumidos por Portugal, acrescentou o primeiro-ministro, o país já se comprometeu com cerca de 68,5 milhões de euros para a ação climática até ao final da década, valor que “têm um grande potencial de crescimento”, afirmou António Costa, recordando que, em 2025, o acordo de reconversão de divida entre Portugal e Cabo Verde será reavaliado, podendo ser alargado aos restantes 140 milhões de euros de dívida. O primeiro-ministro está entre hoje e sábado no Dubai, Emirados Árabes Unidos, acompanhado dos ministros dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente e Ação Climática para participar na COP28, que decorre até 12 de dezembro. *agência Lusa

“Olhar para o passado, é viver o presente e construir o futuro”.

1.º de Dezembro. “Somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações deste dia da Independência de portugal.

O Presidente da República afirmou hoje que “há poucos países” na Europa com a história e a “consistência territorial” de Portugal, e apontou que o presente é moldado pelo passado do país, do qual os portugueses se orgulham.
Marcelo Rebelo de Sousa fez uma pequena declaração depois de participar nas comemorações do 1.º de Dezembro de 1640, que decorreram na Praça dos Restauradores, em Lisboa, e de ter visitado a Exposição “900 Anos de Portugal”, promovida pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no Palácio da Independência. “Há poucos países, poucas pátrias na Europa com esta história e com a consistência territorial deste o início até hoje, muito poucas”, afirmou o chefe de Estado, assinalando que “não havia Espanha no momento em que passou a haver Portugal, havia vários reinos, várias entidades políticas, e não um Estado como Portugal”. O Presidente da República afirmou também que “não havia na generalidade dos países europeus ocidentais um país independente ao tempo da independência de Portugal”. Apontando que “não há interrupção entre o passado, o presente e o futuro”, Marcelo Rebelo de Sousa considerou “é muito importante, porque é olhar para o passado, é viver o presente, mas é sobretudo construir o futuro”. “Nós seremos o que formos e somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos e nos orgulhamos dele”, defendeu. O chefe de Estado considerou, no dia em que se assinala a restauração da independência após um período de domínio espanhol, que este é um 1.º de Dezembro “muito especial”, e destacou a iniciativa da Sociedade História da Independência de Portugal de comemorar os 900 anos de história de Portugal, anunciado que “já mereceu o patrocínio da Presidência da República”. Neste pequeno discurso depois de ter assinado o livro de honra da exposição, falando sem microfone ou púlpito, o Presidente afirmou que “as independências, na altura como hoje, mas na altura eram processos, não eram um dia”. “Mesmo a restauração da independência teve um dia, o 1.º de Dezembro, depois de décadas de luta nas guerras da restauração”, e “o momento decisivo chegou com a bula papal, reconhecendo a independência do Reino de Portugal”, apontou. Ladeado pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo presidente da sociedade histórica, José Ribeiro e Castro, o comandante supremo das Forças Armadas destacou que os militares foram “cruciais em momentos que são fundadores ou refundadores da pátria”. *agência LUSA

“A vida acontece…”

“A VIDA ACONTECE…NÃO AVISA”. LISBOA / 1976  

Elma Avraham libertada em estado critico

“Totalmente comovente. A filha de Elma Avraham, de 84 anos, que ainda está em estado crítico depois de ter sido libertada pelo Hamas, diz: “A minha mãe não merecia regressar assim… A Cruz Vermelha recusou-se a trazer-lhe os medicamentos. chegou com frequência cardíaca de 40 bpm e temperatura corporal de 28 graus Celsius, prestes a perder a consciência e todo ferido.” – (@AvivaKlompas)

Henry Kissinger morre aos 100 anos

Odiado por uns e amado por outros, Henry Kissinger, ex-secretário de Estado de Richard Nixon, morreu aos 100 anos na sua casa no Connecticut, EUA. Será enterrado numa cerimónia familiar privada o homem que um dia afirmou: “O poder é um afrodisíaco”. O imponente diplomata e vencedor do Prémio Nobel moldou décadas de política externa dos EUA, mas era visto pelos críticos como um criminoso de guerra. Henry Kissinger, o ex-secretário de Estado de Richard Nixon que se tornou uma das figuras mais proeminentes e controversas da política externa dos EUA no século XX, morreu …
Alexandra Ferreira
Alexandra Ferreira

Sobreviveu ao Holocausto e ao cativeiro

“Eles dividiram um pedaço de pão entre todos os reféns…” “Eles não tomaram banho, nem mudaram de roupa durante os 50 dias. Tiveram roupas novas só no dia da libertação”. Testemunho horrível da neta da sobrevivente do Holocausto Yaffa Adar, que foi recentemente libertada do cativeiro do Hamas.
O refém do Hamas, Eithan Yahalomi, de 12 anos, sequestrado em Nir Oz e devolvido a Israel na noite de segunda-feira, após 52 dias em cativeiro, contou aos familiares os horrores do seu cativeiro. Durante os primeiros 16 dias, Eithan foi deixado em completo isolamento numa sala fechada. Após o…

Ofri Bibas Levy tem sido assombrada por pesadelos desde 7 de outubro, quando o irmão, a cunhada e os seus dois filhos pequenos foram raptados da sua casa por militantes do Hamas e arrastados para a Faixa de Gaza. Ofri Bibas Levy, tia de Ariel, 4, e Kfir Bibas, de 10 meses, tem sido a porta voz d…


Menina de 9 anos volta para os braços do pai

Após 50 dias em cativeiro, Emily voltou a abraçar o pai. O pai da menina, que completou 9 anos em cativeiro, chegou a acreditar que a filha estava morta. O reencontro acabaria por acontecer na segunda leva de reféns libertados pelo grupo terrorista Hamas. Emily Hand, a menina israelita …

Portuguesa refém do Hamas foi libertada!

Portuguesa libertada chama-se Adina Moshe, tem 72 anos, é professora e o marido foi morto no dia em que ela foi raptada pelo HAMAS. Está confirmado. Foi libertada esta tarde pelo Hamas uma refém luso-israelita. Adina Moshe tem 72 anos. O marido foi morto no ataque de 7 de outubro do Hamas. Sequ…

MP pede pena suspensa para Ivo Lucas e Cristina Branco

O Ministério Público pediu pena de prisão suspensa para três arguidos do caso da morte de Sara Carreira: Ivo Lucas, Cristina Branco e Paulo Neves. O Ministério Público deu como provados todos os factos da acusação no caso do acidente que vitimou Sara Carreira, em 2020 e pediu pena de prisão em r…

IN VINO VERITAS (I)!

O Dia de S. Martinho já lá vai (11 de Novembro). Em Portugal esta data associa-se à celebração da maturação do vinho do mesmo ano. Segundo o velho ditado: No Dia de S. Martinho vai à adega e prova o vinho! Falemos pois sobre um episódio que se relacionou precisamente com a degustação de um vinho…

O 25 DE NOVEMBRO DE 1975 .

A Crise de 25 de Novembro de 1975 foi uma movimentação militar conduzida por partes das Forças Armadas Portuguesas, cujo resultado levou ao fim do Processo Revolucionário em Curso e a um processo de estabilização da democracia representativa em Portugal. Fotografias feitas como repórter fotogr…

  “Quem porfia, mata caça”

Não sou caçador; talvez por ter nascido num paralelo em que o homem e os outros bichos, diva terra em que habitam, como é justo que seja, e casos há até, e não poucos, de ligações de amizade entre o ser humano e os mais ferozes e temidos animais selvagens; também por lá, claro, havia caçadores, m…

A música está no ar

Esta foto esteve no TOP TEN, no concurso de fotografia VIEWBUG.COM e que se encontra à frente de 183.834 fotos. -(Joomarquesvalentim, almost there! Your photo ranked 15,368 and placed ahead of 183,834 submissions. That’s in the top 10% most voted).

As pessoas ainda mantêm fé na democracia?

Desafios Democráticos: O Ceticismo Juvenil e a Necessidade de Ação. Pergunta-se se as pessoas ainda mantêm a fé na democracia. A Open Society Foundations realizou o “Barómetro da Open Society: A Democracia é Eficaz?” em 30 países, entrevistando mais de 36 mil pessoas entre maio e julho de 2023…

Há terras para além da nossa

Vai-se perdendo o estigma que foi, durante anos, o acto legítimo de procurar vida fora da nossa terra.  Os primeiros emigrantes Lusos terão sido, quiçá, os marinheiros das caravelas de Quinhentos, que se apaixonaram pelas terras que foram conhecendo, e não voltaram mais; depois, já no século X…

É preciso pensar na paz

É PRECISO PENSAR NA PAZ …TODOS OS DIAS! Em 2002, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou oficialmente o dia 21 de Setembro como o Dia Internacional da Paz. Infelizmente Putin, não desarma e a guerra está para durar, para mal dos nossos dias.

Video

Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio…

Featured Topics


Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio vê-los. Yocheved teve a enorme coragem de lhe perguntar como é que não tinha vergonha de atacar as pessoas que mais apoiavam a paz. Ele não respondeu.

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alterações climáticas. O anúncio oficial deverá ser feito no sábado, durante o discurso do chefe de Governo português na Cimeira Mundial sobre a Ação Climática, que reúne os líderes mundiais, mas António Costa avançou hoje o valor no Pavilhão de Portugal na 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre A…

Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio vê-los. Yocheved teve a enorme coragem de lhe perguntar como é que não tinha vergonha de atacar as pessoas que mais apoiavam a paz. Ele não respondeu.

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alter…

“Olhar para o passado, é viver o presente e construir o futuro”.

1.º de Dezembro. “Somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações deste dia da Independência de portugal. O Presidente da República afirmou hoje que “há poucos países” na Europa com a história e a “consistência territorial” de Portugal, e a…

“A vida acontece…”

“A VIDA ACONTECE…NÃO AVISA”. LISBOA / 1976  

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alter…

“Olhar para o passado, é viver o presente e construir o futuro”.

1.º de Dezembro. “Somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações deste dia da Independência de portugal. O Presidente da República afirmou hoje que “há poucos países” na Europa com a história e a “consistência territorial” de Portugal, e a…

“A vida acontece…”

“A VIDA ACONTECE…NÃO AVISA”. LISBOA / 1976  

Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio…

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alter…

“Olhar para o passado, é viver o presente e construir o futuro”.

1.º de Dezembro. “Somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações deste dia da Independência de portugal. O Presidente da República afirmou hoje que “há poucos países” na Europa com a história e a “consistência territorial” de Portugal, e a…

“A vida acontece…”

“A VIDA ACONTECE…NÃO AVISA”. LISBOA / 1976  

Elma Avraham libertada em estado critico

“Totalmente comovente. A filha de Elma Avraham, de 84 anos, que ainda está em estado crítico depois de ter sido libertada pelo Hamas, diz: “A minha mãe não merecia regressar assim… A Cruz Vermelha recusou-se a trazer-lhe os medicamentos. chegou com frequência cardíaca de 40 bpm e temperatura co…

Nas ruas pelo regresso do marido

Yocheved Lifshitz, de 85 anos, foi uma das primeiras reféns libertadas do cativeiro do Hamas. Ela está agora nas ruas a pedir a libertação de todos os outros reféns, incluindo o marido, Oded. A octagenária partilhou nas redes que, enquanto estava no cativeiro, o líder do Hamas, Yahya Sinwar, veio…

Portugal contribui com 5 milhões para ‘perdas e danos’

COP28. Portugal contribuirá com 5 milhões para fundo de ‘perdas e danos’resultantes das alterações climáticas. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje que Portugal vai contribuir com cerca de cinco milhões de euros para o fundo de financiamento de ‘perdas e danos’ resultantes das alter…

“Olhar para o passado, é viver o presente e construir o futuro”.

1.º de Dezembro. “Somos o que somos porque tivemos o passado que tivemos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações deste dia da Independência de portugal. O Presidente da República afirmou hoje que “há poucos países” na Europa com a história e a “consistência territorial” de Portugal, e a…

“A vida acontece…”

“A VIDA ACONTECE…NÃO AVISA”. LISBOA / 1976  


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.