Hoje olhei para ti Soneca e vi que já estás a ficar velhote…
Há 9 anos quando te apanhei com os teus irmãos fechados num saco de plástico, num contentor de lixo , prometi-te que irias ser sempre feliz se me ajudasses a salvar-te e fosses forte.
Durante estes anos nas tuas fotos publicadas houve sempre imensos elogios e algumas tentativas de adoção ( todas sem resultados finais que te levassem a um lar ).
Mas por detrás de cada foto que publico existe uma história e alguns segredos só nossos.
Em primeiro lugar estarão sempre vocês e é a vocês que protejo por isso na hora de adotar tudo é bem ponderado e falado porque cada um de vocês é um mundo e têm personalidades diferentes. E somos nós que lidamos diariamente com vocês que as conhecemos.
Muitas vezes temos que pensar o que será se por algum motivo vocês se portarem mal depois de estarem com outras pessoas qual será a reação e as decisões que tomam (sabendo nós a falta de paciência mesmo por aqueles que dizem gostar e defender os animais têm para casos mais difíceis).
Irá sempre haver animais que encontram o seu lar nos refúgios e que são mais felizes neles que em lares onde poderão vir a ser incompreendidos.
A solução passa por criar espaços onde eles se sintam em casa e tenham liberdade para serem animais cada um com a sua personalidade.
Dá trabalho mas com toda a certeza todos teremos a ganhar sem adoções apressadas e onde se ocultam algumas coisas sobre o animal que vai ser adotado. Não se deve ocultar absoltamente nada porque vamos criar um potencial devolvido.
Viver num refúgio nunca poderá ser sinônimo de infelicidade pois aí não estaremos a fazer as coisas bem feitas, todos merecem um lar, sim, mesmo que esse lar seja num refúgio!
O importante é dar lhes qualidade de vida e carinho a partir do momento que se cruzam conosco … é importante que a partir do momento que saiam das ruas se sintam em família seja num lar ou num refúgio…