fbpx
MARISA TEIXEIRA
 |  ,

Doenças comuns em animais domésticos

Quais são as principais doenças dos animais domésticos? E podem transmitir ao seu humano? O que fazer para nos acautelarmos?
Há muita gente que ainda me pergunta isto. Óbvio que como presidente de uma associação de animais estou a par de algumas delas, as mais comuns. A raiva, sarna, toxoplasmose e até tuberculose são algumas delas.
As transmissões por animais domésticos podem ser graves nos humanos. No entanto, com medidas simples é possível evitar problemas de saúde que os nossos patudos nos podem transmitir.

O que é a raiva? É uma das doenças que os animais domésticos como cães, gatos, ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres por meio de mordidas ou por lambidas em mucosas ou partes lesionadas da nossa pele poderão transmitir. Os sintomas nos animais incluem inquietação, perda de apetite, dificuldade de comer, vômito e diarreia. Em humanos, podem causar inquietude, perturbação do sono, febre, alucinações e até crises convulsivas.

O que é a toxoplasmose? É uma infecção causada pelo parasita protozoário Toxoplasma gondii. A infecção ocorre quando as pessoas ingerem, sem saber, toxinas de Toxoplasma provenientes de fezes de gatos ou comem carne contaminada de porco e de carneiro. É especialmente nociva para gestantes, já que pode ser transmitida para o feto. Os sintomas são parecidos com os da gripe. E em pessoas imunodeprimidas podem apresentar convulsões e infecções respiratórias como pneumonia e tuberculose.

E a psitacose?  É uma doença causada por bactérias (germes) que ocorre em geral nas aves mas também em pessoas. É transmitida através de poeiras com dejetos de animais doentes, como aves como papagaio. Os sintomas são febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios e, mais raramente, um quadro pulmonar semelhante a uma pneumonia atípica.

E a criptococose É uma doença presente principalmente nas fezes de aves como pombos. A meningite é a consequência mais grave.

E a sarna?  A sarna presente em animais domésticos como cães e gatos tem alto potencial de infecção. É uma infestação da pele causada por um ácaro parasita de tamanho microscópico, chamado Sarcoptes scabiei, que ao infestar a pele provoca uma ocorrência específica pela formação de borbulhas e comichão intensa. Entre os sintomas estão comichão e lesões, que podem surgir nas dobras e articulações, especialmente entre os dedos das mãos, axilas, punhos, cotovelos, nádegas e joelhos.

NÃO SE ASSUSTEM, TUDO ISTO PODE SER EVITADO!

É quase impossível estarmos o tempo todo afastado do nosso animal de estimação. Apesar dos riscos das doenças transmitidas por animais domésticos, é possível evitá-las e proteger-se com alguns cuidados simples e normais no seu dia a dia.

Lave as mãos depois de brincar com amimais domésticos; Evite mordidas e arranhões de animais; Cubra arranhões antes de interagir com qualquer animal; Não consuma alimentos ou bebidas perto de animais domésticos; Supervisione as crianças que vão brincar com animais; Não deixe brinquedos e utensílios como chupetas perto dos animais.

Mas antes de tudo isto o que os donos de animais têm de ter em atenção é cuidarem da saúde dos vossos “xuxus” ou “meninos” ou “patudos”, como lhes quiserem chamar.

Manter os vossos animais  sempre com a vacinação em dia, levar ao veterinário com a frequência normal a ver se está tudo bem. Para o bem-estar do cão ou gato ou outro pet e da própria família e para evitar as doenças transmitidas por animais domésticos.

Nós na Coração100dono agradecemos à B-Vet, os nossos veterinários que fazem milagres. Faça como nós. Ptocure um bom veterinário para o seu menino/a.


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.