O que é a raiva? É uma das doenças que os animais domésticos como cães, gatos, ratos, bovinos, equinos, suínos, macacos, morcegos e animais silvestres por meio de mordidas ou por lambidas em mucosas ou partes lesionadas da nossa pele poderão transmitir. Os sintomas nos animais incluem inquietação, perda de apetite, dificuldade de comer, vômito e diarreia. Em humanos, podem causar inquietude, perturbação do sono, febre, alucinações e até crises convulsivas.
O que é a toxoplasmose? É uma infecção causada pelo parasita protozoário Toxoplasma gondii. A infecção ocorre quando as pessoas ingerem, sem saber, toxinas de Toxoplasma provenientes de fezes de gatos ou comem carne contaminada de porco e de carneiro. É especialmente nociva para gestantes, já que pode ser transmitida para o feto. Os sintomas são parecidos com os da gripe. E em pessoas imunodeprimidas podem apresentar convulsões e infecções respiratórias como pneumonia e tuberculose.
E a psitacose? É uma doença causada por bactérias (germes) que ocorre em geral nas aves mas também em pessoas. É transmitida através de poeiras com dejetos de animais doentes, como aves como papagaio. Os sintomas são febre, prostração, tosse, cefaleia e calafrios e, mais raramente, um quadro pulmonar semelhante a uma pneumonia atípica.
E a criptococose É uma doença presente principalmente nas fezes de aves como pombos. A meningite é a consequência mais grave.
E a sarna? A sarna presente em animais domésticos como cães e gatos tem alto potencial de infecção. É uma infestação da pele causada por um ácaro parasita de tamanho microscópico, chamado Sarcoptes scabiei, que ao infestar a pele provoca uma ocorrência específica pela formação de borbulhas e comichão intensa. Entre os sintomas estão comichão e lesões, que podem surgir nas dobras e articulações, especialmente entre os dedos das mãos, axilas, punhos, cotovelos, nádegas e joelhos.
NÃO SE ASSUSTEM, TUDO ISTO PODE SER EVITADO!