fbpx
A iniciativa já teve o nome de “Noivas de Santo António” e esteve 23 anos sem se realizar

Dezasseis casais deram o nó no Santo António de Lisboa

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Dois anos depois, Lisboa volta a celebrar o amor, no dia mais romântico da cidade. Liliana e António, Rute e António, Vera e João, Júlia e Rúben, Inês e Gonçalo casaram ao final da manhã nos Paços do Concelho numa cerimónia civil. Os 11 casais subiram ao altar na igreja…

Os Casamentos de Santo António já tiveram o nome de “Noivas de Santo António” e estiveram 23 anos sem se realizar após o 25 de Abril de 1974.
Voltaram este domingo. Foram 11 os casais lisboetas que subiram ao altar depois de dois anos da iniciativa interrompida devido à pandemia de covid-19. Cinco casaram pelo civil.
A freguesia de Marvila foi a que apresentou mais candidatos.
O evento uniu pela primeira vez na igreja de Santo António, em Lisboa, 26 casais em 1958.

O objetivo da iniciativa, patrocinada então pelo jornal Diário Popular, era possibilitar o casamento a casais com maiores dificuldades financeiras.

A iniciativa foi retomada em 1997, através da Câmara Municipal de Lisboa, sendo agora integralmente organizados pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

“Os casamentos são feitos de muitas histórias”, explicou à agência Lusa Maria do Carmo Rosa, que está na organização desde 2006 e como coordenadora geral do evento desde 2008.

Os Casamentos de Santo António afirmaram-se como um dos momentos altos das Festas de Lisboa, trazendo à rua milhares de pessoas, atraindo turistas de todas as partes do mundo e captando a atenção mediática.

“Para os casais que participam, os Casamentos de Santo António representam um momento inesquecível, onde se cumpre o sonho do casamento”, reconheceu a responsável.

Santo António é um santo casamenteiro, reza a lenda, era um excelente conciliador de casais.

É particularmente venerado na cidade de Lisboa, onde se comemora, no dia da sua morte, 13 de junho, o feriado Municipal.

Esta noite serão realizadas as Marchas de Lisboa.

Créditos Imagem:

Ana Luísa Alvim, Carlos Morais da Silva e Nuno Correia | CML

Relacionados


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.