As vacinas existem para proteger o seu cão ou gato de acordo com sua espécie e característica individual. Normalmente, a vacinação é anual e tem de ser feita num veterinário. Devem seguir o esquema da vacinação até ao fim, sem falhar nenhuma toma. Não se esqueçam que estão a prevenir doenças graves que podem levar o seu pet à morte, bem como doenças que podem ser transmitidas para os humanos (zoonoses).
A esterilização é o melhor método para controlar as ninhadas indesejadas de animais domésticos e também dos de rua. Reduz as taxas de natalidade, reduz o número de abandonos e diminui os índices de disseminação de zoonoses. Para os donos de animais domésticos é a salvaguarda para futuras doenças, em cadelas e gatas, cancros mamários, por exemplo.
Como o controle de animais errrantes é uma questão de saúde pública, pois as zoonoses são doenças comuns a humanos e animais, para os vadios as câmaras municipais devem intervir e esterilizar as colónias, de forma a reduzi-las. Com a esterilização evita-se superpopulação, abandonos, doenças uterinas, neoplasias (cancro), doenças prostáticas, agressividade e marcação de território.
Uma coisa eu aprendi ao longo dos anos. Não dar rações coloridas aos meus animais porque são carregadas de corantes e não lhes fazem nenhum bem. Mais vale gastar um pouco mais numa boa ração do que vir mais tarde a gastar uma fortuna a tratar do animal num veterinário devido a má alimentação. A alimentação deve ser equilibrada, o granulado deve ser só de uma cor, e deve satisfazer as necessidades nutricionais de cada cão ou gato. Não deve provocar o seu cão ou gato quando ele está a comer. Os cães naturalmente protege a sua comida e pode tornar-se agressivo quando interrompido. Com ração seca deve sempre disponibilizar água limpa e fresca.
Há mais um cuidado que eu tenho com os meus cães no refúgio Coração100dono. Poucos sabem mas a forma de eu reconhecer se algum cão está doente é quando recusa arroz com frango. Ou frango. Na verdade, todos os dias cozinho panelões de arros com frango para distribuir a todos eles no refúgio. É um cuidado que me dá trabalho extra mas que todos os dias eu faço questão de lhes dar: arroz com frango. Além da ração seca que têm disponibilizado nos tachos o dia inteiro.
Pelo menos uma vez por ano faça uma visita ao veterinário com o seu cão ou gato. Muitas doenças podem ser evitadas com a prevenção. Se estiver atento, qualquer mudança de comportamento ou hábito do seu animal, pode sinalizar doenças. Se considerar que o seu animal não está a ser tratado como esperava, escolha outro veterinário, peça sempre uma segunda opinião. Como em todo o lado, há sempre bons e maus profissionais. Tente escolher um bom.
Apesar de muitos donos serem muito ciosos dos seus quatro patas, outros existem um pouco negligentes. Devo dizer que é dever do dono proteger o animal do sol, da chuva, dos roubos, das fugas pelo portão para a rua, para assim se evitar brigas territoriais, atropelamentos, envenenamentos ou crias indesejáveis. Não se esqueça que em Portugal na rua os seus cães devem andar à trela e se forem agressivos com açaime. Se eles atacarem alguém na rua o dono será responsabilizado.
Nunca se esqueça de colocar uma coleira, uma pipeta ou dar-lhe um comprimido para evitar apanhar pulgas e carraças. Não se esqueça que as infestações de pulgas e carraças podem transmitir doenças graves para os animais e humanos. Tal como os parasitas externos devem ser exterminados, também se deve dar os comprimidos para os parasitas intestinais (vermes) que podem comprometer a saúde dos animais, levando ao emagrecimento, à queda de pelos, anemias e zoonoses. Convèm de 6 em 6 meses desparasitar o seu animal.
Cães e gatos também têm problemas nos dentes. Há produtos veterinários específicos para destarterizar e escovar-lhes os dentes de quando em quando. Doenças periodontais, além de causaremmau hálito, prejudicam a alimentação, causam dor e as bactérias da boca causam lesões noutros órgãos. Pense nisso! Para cães até existem ossos para esse efeito.
Os cães muito ativos podem tomar banho a cada 15 dias. Os menos ativos, um banho por mês chega. Não se esqueça que o seu cão vai à rua todos os dias e traz muita porcaria nele, depois salta para o sofá ou para a cama e carrega essa porcaria para esses sitios. Por isso, é importante mantê-lo limpo e bem escovado. Já nos gatos eles próprios estão sempre a lavar-se. É raro um gato que goste de tomar banho. Os banhos devem ser dados com produtos veterinários e com mínimo de stress possível de forma a ser algo agradável ao animal.
E por hoje é tudo. Façam uma lista, coloqauem-na na porta do vosso frigorífico e vão seguindo estas dicas. E sejam felizes com os vossos quatro patas.
Créditos Imagem:
© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.