Há uma lei que proíbe a venda de animais selvagens online mas, na verdade, ainda há quem os adquira por lá.
A 23 de agosto de 2017, entrou em vigor a lei de regulamentação da compra e venda de animais em estabelecimentos comerciais e através da Internet. A Lei n.º 95/2017 — aprovada na sequência de uma petição pública levada a cabo por duas associações de apoio animal — teve como principal objetivo evitar a comercialização de animais selvagens e de companhia em plataformas de venda online.
E sabem como eu sei isto? Porque já tive vários casos de animais doentes que tive de ir buscar a acampamentos ciganos que estão sempre atentos a anúncios em que se dão animais no OLX, por exemplo. Vão logo a correr buscá-los.
Isto para vos contar que no início do mês chegou-nos às mãos um desses casos difíceis.
Um ‘menino’ que se estava a comer vivo por causa da sarna.
O cão a quem dei o nome de Zeus estava em carne viva. Iniciámos logo o tratamento e alguns dias depois as comichões pararam e já o deixam viver tranquilo esperando ficar ainda mais bonito.
Por isso esta minha raiva contra quem continua a dar e vender no OLX , Facebook e outras plataformas nas redes sociais, porque tratam animais como se fossem mercadoria e, mais grave, onde anda a fiscalização nestes casos???
É que normalmente vão parar a acampamentos de ciganos pois eles estão sempre atentos, os dois últimos casos que nos apareceram, essa foi a forma em que os cães lhes foram parar às mãos!
De que servem as leis existirem se nao forem cumpridas e fiscalizadas?
O Zeus neste momento já sorri e vive feliz. Mas quando chegou vinha a comer-se todo por causa da sarna. E o tratamento é tão simples. A primeira etapa do Zeus esta concluída, ele está bem melhor, não se coça e, agora, é só crescer o pelinho todo para ficar ainda mais lindo.
SE O CÃO TEM SARNA, TRATE DELE!
E agora, vou falar um pouco do que é a sarna e como é fácil tratá-la se realmente ama o seu animal.
A sarna nos cães é uma das doenças mais comuns se não existir uma higiena adequada e é causada por ácaros que ficam na pele do cão. Existem diferentes tipos de sarna e cada uma delas exige cuidados específicos. Por isso é sempre bom consultar um veterinário antes de iniciar um tratamento com pomadas ou gel para banhos constantes.
A sarna demodécica ou sarna negra é causada pelo ácaro Demodex canis, um parasita que, normalmente, está presente na pele dos animais. Quando o cão está com baixa imunidade, devido a stresse ou doença, o ácaro prolifera provocando os sintomas típicos da sarna. As falhas de pelo podem ser localizadas, geralmente, aparecem nos membros e na cabeça. Quando há falhas pelo corpo todo, pelos menos em cinco partes, a doença passa a ser considerada generalizada.
Já a sarna sarcóptica é uma das mais comuns. Conhecida como escabiose, a sarna sarcóptica é causada pelo Sarcoptes scabiei. Diferente do parasita da demodécica, o ácaro não é natural da própria pele. Por isso, só se manifesta quando há contato com o microrganismo.
Por último, a sarna otodécica, ou a sarna de ouvido, causada pelo ácaro Otodectes cynotis que atinge a parte interna da orelha do animal. A sarna otodécica é contagiosa e só aparece em contato com um animal contaminado pelo parasita. Além disso, é muito comum entre os gatos.
Todas estas formnas de sarna tem tratamento com banhos e pomadas receitadas para esse efeito. Não deixe o seu animal a sofrer à espera de um milagre. Quanto mais generalizada estiver a sarna no corpo do animal, mais longa será a sua recuperação.