fbpx
Este é o sub titulo da coisa

Constança Braddell emocionou e uniu Portugal

 |  Segue.LM  |  ,

Constança Braddell e mais 13 doentes vão ter acesso ao medicamento Kaftrio/Trikafta. A Infarmed aprovou o pedido de remédio para 14 doentes com fibrose quística.

“NÃO QUERO MORRER, QUERO VIVER!!!”, foi o apelo da jovem Constança Braddell, nas redes sociais e, parece ter resultado e, a esperança de uma nova qualidade de vida, foi bem recebida por todos. A jovem portadora de fibrose quística, escreveu que não queria morrer, queria viver, em forma de grito desesperado. “Nunca pensei chegar ao ponto de ter de escrever sobre a iminência da minha morte. Sobre esta doença que me assombra há 24 anos: Fibrose Quística. Já ouviram falar?”, questionou, desejando poder usar um novo tratamento ainda não aprovado: Kaftrio.
Com milhares de pessoas a manifestarem apoio, eis que surge uma boa notícia: O Infarmed aprovou 14 pedidos de Autorização de Utilização Especial (AUE) do Kaftrio, para tratamento da fibrose quística, entre os quais seis do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), confirmou hoje à Lusa uma fonte da agência.
A família da jovem, que emocionou o país com o seu apelo para não morrer, nas redes sociais, este remédio provou ser eficaz a prolongar a qualidade e a esperança média de vida destes pacientes, que sofrem de uma doença que não tem cura.
Segundo a TVI24, canal de televisão que avançou com a notícia, a autorização era para cinco doentes, porém, a Lusa garante que são 14 os doentes que passarão a fazer parte do Programa de Acesso Precoce a este medicamento, cuja administração não terá custos.
Estão abrangidos neste programa 10 doentes, dois deles do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, que, tal como Constança, foram considerados prioritários.
A fibrose quística é uma doença rara e sem cura que afeta cerca de 1 em cada 2.500 pessoas em Portugal, manifestando-se de forma mais comum nas crianças e nascem todos os anos 30 a 40 crianças com fibrose quística, no nosso país. Estima-se que haja no mundo 60 mil doentes.
O Kaftrio foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento em agosto de 2020

 


© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.