Belle ganhou um prémio por ajudar a dona autista a dar à luz mantendo-a calma durante o parto.
‘Belle’, a primeira cadela a ajudar num parto humano, é de raça staffordshire bull terrier e um animal de assistência, que foi treinada para ajudar a dona Amee, que sofre de autismo e ansiedade.
A sua missão é deitar-se ao lado da dona sempre que esta se mostra stressada ou com dores.
E foi precisamente isso que fez quando Amee, que estava grávida, entrou em trabalho de parto. O animal acompanhou a dona em todas as fases do processo, tendo obtido permissão para entrar na maternidade e ajudar a dona a manter-se calma, de acordo com noticia da BBC.
‘Belle’ é o primeiro cão a ser autorizado a entrar numa enfermaria de partos do Reino Unido.
A cadela, de dois anos, esteve com a sua dona também na ambulância e na unidade de cuidados intensivos, tendo o hospital tido cuidados redobrados com a limpeza do espaço, dado a presença do animal.
Segundo Amee, antes de ‘Belle’ aparecer na sua vida ela “não saía de casa, nem para ir às compras ou ao médico”. “Ela deu-me outra coisa em que me concentrar quando tudo o resto estava a acontecer à minha volta. É um animal calmo e adorável e merece todo o reconhecimento”, afirma a dona.
‘Belle’ foi galardoada com o prémio ‘Animal do Ano’ 2023 atribuído pela Vet Now e a sua dona espera que este reconhecimento mude as percepções por vezes negativas da sua raça.
O primeiro nascimento assistido por um cão treinado
“Foquei-me na Belle quando tudo estava a acontecer ao meu redor”, disse a nova mãe, Amee Tompkins.
Nos últimos anos, os cães-guia ganharam acesso a cada vez mais espaços, tornando mais fácil para as pessoas com deficiência garantir um dia a dia mais funcional.
Belle assistiu ao parto da sua dona no British University Hospital Milton Keynes University Hospital.
“Ela é uma cadela calma , adorável e merece todo o reconhecimento “, disse a dona.