fbpx
Joey, de 15 anos, ficou doente após a morte da mãe Josie

Burro foi salvo com refrigerante

 |  Alexandra Ferreira  |  ,

Como um burro doente foi salvo com 24 litros de refrigerante… caso insólito em Inglaterra.

Joey, um burro de quinze anos, que vive em Slade House Farm, em Sidmouth, parou de comer depois da morte da sua velha mãe, Josie, em novembro do ano passado.

Com esta sua maleita, Joey desenvolveu uma obstrução gástrica – um bloqueio sólido de comida no estômago. Como a comida não conseguia passar para o intestino delgado, a situação de Joey estava complicada.

O veterinário Jamie Forrest contou que entrou “em ação imediatamente – fazendo um ultrassom abdominal a Joey e uma gastroscopia – uma câmera no nariz e no estômago”.

O plano de tratamento para a obstrução abdominal de Joey “foi intensivo para resolver o bloqueio”, diz Jamie. “Além de aliviar a dor, lavamos o estômago de Joey com refrigerante várias vezes ao dia para dissolver o bloqueio sólido.”

“Usamos seis litros de coca-cola com açúcar por dia, distribuídos em três tratamentos, durante quatro dias, para suavizar e dissolver as impactações no estômago e a porcaria voltasse ao intestino.

“A coca-cola agia como um limpador de ralos. Isso corrói a matéria firme e eventualmente a amolece a ponto de poder passar.”

Para o tratamento Joey teve de rapar a barriga

Como parte do tratamento, Joey foi submetido a uma dieta restrita para evitar que o bloqueio do estômago aumentasse.

O açúcar da coca-cola também ajudou a reduzir o risco de Joey desenvolver uma doença chamada hiperlipemia.

Quando um burro deixa de comer o suficiente para satisfazer as suas necessidades, entra num estado de “balanço energético negativo” – ou seja, gasta mais energia do que ingere -, mobilizando ácidos na corrente sanguínea.

Estes são transportados para o fígado para serem decompostos em glicose para obter energia. Se a libertação de gordura continuar, os ácidos graxos se acumulam no sangue e eventualmente saturam o fígado e os rins. O dano resultante levará à falência de órgãos e, eventualmente, à morte.

Uma experiência positiva

Joey foi tratado no seu celeiro da herdade Laura Attwood por uma cuidadora de burros, Kayleigh, e foi colocado numa cama de aparas em vez da sua cama de palha habitual para garantir que não aumentasse ainda mais o bloqueio.

Kayleigh contou que o burro Joey “viveu e esteve com a mãe a vida toda. A morte da progenitora provocou-lhe muito stress e depressão, foi uma grande mudança para ele. Ficou muito nervoso e não queria estar perto de ninguém.”

“Cada vez que íamos vê-lo, queríamos que fosse uma experiência positiva. Não queria que Joey associasse nossas visitas aos tratamentos veterinários que recebia. Para ajudá-lo eu entrava e coçava -lhe o pescoço, tranquilizava-o e depois ia embora. Ao repetir esses carinhos, ajudou-o a compreender que estávamos aqui para ajudá-lo e confortá-lo e não apenas para aumentar os procedimentos veterinários”, explicou a cuidadora.

Jamie Kayleigh acrescenta: “Em circunstâncias normais, teríamos transportado Joey para o nosso hospital de burros de última geração em Brookfield, Honiton. Mas resolvemos tratar o Joey num ambiente familiar porque ele já tinha passado por muito stress ao perder a mãe.”

Após quatro dias de tratamento, Joey estava melhor e outra gastroscopia revelou que o bloqueio estava eliminado.

Fez um novo amigo, o burro Ben

Durante o tratamento, Joey fez amizade com outro burro enlutado chamado Ben.

Ben perdeu o companheiro Bob e foi apresentado a Joey porque ambos partilharam experiências semelhantes.

Kayleigh diz: “Ben tinha perdido o amigo Bob pouco antes de Josie, a mãe de Joey, morrer. A nossa ideia era apresentá-lo a Joey.”

“Ao unir os dois, esperávamos que a experiência da perda lhes permitisse consolarem-se um ao outro.”

“A amizade dos dois ainda está a florescer, ainda é cedo. Mas eu sinto que o futuro deles como amigos parece promissor.”

“Por exemplo, Joey comerá do balde de Ben porque quer estar ao lado de Ben! Então Ben seguirá Joey.

Com Joey agora de volta à saúde, ele voltou à vida na herdade Slade House.

Jamie acrescenta: “Estamos muito satisfeitos com a recuperação de Joey. Foi difícil por um tempo continuarmos o tratamento, já que o bloqueio foi bastante grave.

“Felizmente, ele superou. Achamos que ele tinha forças para sobreviver e estamos muito felizes com o resultado.”

Agora, Joey está de volta ao seu estado de felicidade – e a aproveitar a companhia de um novo amigo orelhudo e tão charmoso que é dificil não ficar encantado.

Fonte: The Donkey Sanctuary Sidmouth

Créditos Imagem:

The Donkey Sanctuary Sidmouth

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.