Assim ao de leve, como quem não quer a coisa, o senhor Albano do Café Portugal em jeito de informação com convite no subtexto disse-me que iria haver uma degustação de vinho verde na sexta-feira passada no espaço contiguo ao restaurante, mais propriamente na conhecida Casa do Benfica em Bruxelas.
![](https://seguenews.com/wp-content/uploads/2023/05/cafe-portugal7-225x300.jpg)
Ora, como gosto bastante de vinho verde, e dos outros todos também, com exceção dos carrascões, é óbvio que guardei a mentalmente a informação e no dia marcado um pouco depois da hora aprazada lá estava eu para dizer mal ou dizer bem pela minha própria boca do vinho que me era oferecido a provar. A empresa vitivinícola Quintas de Melgaço trouxe uns alvarinhos de se lhe tirar o chapéu.
![](https://seguenews.com/wp-content/uploads/2023/05/cafe-portugal-casa-cheia-300x225.jpg)
Eram todos bons. Provei o QM Alvarinho, que comprei duas garrafas por se adequar melhor ao meu paladar, mas o Alvarinho Vinhas Velhas e Alvarinho & Sousão rosé eram igualmente muito bons, não desfazendo no Torre de Menagem, no Loureiro nem no fantástico Sauvignon Alvarinho.
![](https://seguenews.com/wp-content/uploads/2023/05/cafe-portugal1-300x225.jpg)
É preciso sublinhar a simpatia tanto o senhor Tiago Lopes da Quinta de Melgaço como do senhor Rui Ferreira o importador de vinhos através da sua empresa “Vins Ibériques” – Raison d’Être, tanto se esmeraram nas explicações relativamente às subtis diferenças de cada um deles sem deixar de referir também a generosidade com que nos enchiam o copo.
![](https://seguenews.com/wp-content/uploads/2023/05/cafe-portugal2-300x225.jpg)
Foi um final de tarde muito bem passada tanto mais que depois acabei por encontrar vários amigos o que fez com que a degustação acabasse num agradável jantar. Há dias que valem mesmo a pena, foi o caso de ontem. Pelo bom vinho, mas sobretudo pelo convívio com os amigos.
![](https://seguenews.com/wp-content/uploads/2023/05/cafe-portugal4-300x225.jpg)
As comunidades precisam de mais iniciativas que nos juntem mais e nos unam fraternamente à volta das nossos produtos, que são fantásticos, e da nossa língua que é das mais belas do mundo.