Em Mykolaiv, o bombardeamento russo matou o proprietário da empresa Nibulon, Oleksiy Vadatursky e a mulher Raisa. Antes da guerra o empresário ucraniano tinha uma fortuna estimada em meio bilhão de euros. O casal podia dar-se ao luxo de viver em qualquer país do mundo mas, até o último momento, ficaram em casa para ajudarem a sua Ucrânia.
Oleksiy Vadatursky, de 74, e a mulher, Raisa Vadaturska, foram mortos pelos bombardeamentos russos que atingiram a sua casa em Mykolaiv na madrugada de 31 de julho, disse Vitaly Kim, governador de Mykolaiv Oblast.
A cidade portuária de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, sofreu durante a noite e na madrugada de domingo, bombardeamentos muito violentos matando o proprietário de uma das maiores empresas produtoras e exportadoras de cereais do país, disse o governador local.
Com sede em Mykolaiv, uma cidade estrategicamente importante que faz fronteira com a região de Kherson, ocupada pela Rússia, a Nibulon é especializada na produção e exportação de trigo, cevada e milho e tem frota e estaleiro próprios.
O presidente Volodymyr Zelenskiy descreveu a morte de Vadatursky como “uma grande perda para toda a Ucrânia”, dizendo que o empresário estava a construir um mercado moderno de cereais envolvendo uma rede de terminais de transbordo e elevadores.
Três pessoas também ficaram feridas nos ataques a Mikolaiv, disse Oleksandr Senkevych, à televisão ucraniana, acrescentando que 12 mísseis atingiram casas e instalações educacionais. Ele descreve os ataques como “provavelmente os mais poderosos” na cidade de toda a guerra de cinco meses.