Se os russos atacarem a cidade ucraniana, certamente alguns dos seus habitantes, poderão usar estes túneis com três níveis, de 2,500 quilómetros e 60 metros abaixo do nível do mar para escaparem aos intensos bombardeamentos.
Nele está o museu mais antigo das catacumbas, o da Glória Partidária, situado numa parte isolada do sistema principal do enorme labirinto de túneis.
A história do museu conta as muitas histórias sobre combatentes corajosos e a vida difícil de quem usou os túneis durante a Segunda Guerra Mundial.
Existem algumas instalações como um quarto, sala de aula, armas, etc. A história recai toda sobre as Catacumbas e a época da Segunda Guerra Mundial.
Em Odesa todas as crianças as conhecem e é até um costume as escolas levarem as crianças a visitar o local e dar a conhecer a história da região.
O museu é subterrâneo, mas muito modernizado, adequado para carrinhos de bebés e cadeiras de rodas. O passeio dura cerca de 30 a 40 minutos + 25 minutos.
À porta do museu pode-se sempre encontrar um guia para explicar cada pormenor da história que ali permaneceu sem ser muito mexida.
A história que se conta…
Há várias histórias a explicarem as catacumbas de Odesa. A mais sólida é a que a maioria dos túneis (de 95 a 97%) sejam antigas minas de calcário escavadas, cujas pedras foram extraídas para construir a cidade de Odesa. Apenas 3 a 5% das catacumbas seriam cavidades naturais ou foram escavadas para outros fins, como o esgoto.
Os túneis foram usados em determinada época para retirar pedras de calcário para a construção da cidade de Odessa. As primeiras minas subterrâneas teriam surgido no século 19 utilizando-se serras para cortar as pedras.
Com a Revolução Russa (1917), a mineração foi banida da parte central de Odesa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazis invadiram Odessa e as catacumbas serviram como um esconderijo para os soviéticos.
Depois, grupos soviéticos de resistência esconderam-se nas catacumbas cerca de 13 meses.
Os homens e mulheres que viviam nas catacumbas faziam uma vida normal.
Os nazis chegaram a fechar as saídas das catacumbas depois de lançarem gases tóxicos para envenenar os rebeldes.