Este verão as famílias que habitualmente fazem férias em Portimão vão ver o seu areal na praia da Rocha muito reduzido para estender a toalha.
Metade dele está vedado para três festivais de música internacionais.
A Praia da Rocha este ano é assim”, revela um habitante da cidade queixando-se de que “o conhecido destino de turismo familiar em Portimão mudou a sua oferta.”
O primeiro festival começou este fim de semana e chama-se “Secret Project”, basicamente dedicado à música eletrónica com um cartaz onde pontuam os nomes de Amelie Lens, Boris Brejcha, Charlotte de Witte, Eric Prydz, Maceo Plex, Netsky, Richie Hawtin ou Sven Vath, entre outros.
Os bilhetes mais baratas custavam 129 euros.
Até final de Julho ainda vão realizar-se outros dois festivais.
O Afro Nation que já se estreou naquele local em 2019. O evento começou em Portugal e teve uma edição no Gana. também vai a Porto Rico. É dedicado à música pop africana.
A segunda edição portuguesa do Afro Nation decorre entre 1 e 3 de julho com Burna Boy, Chris Brown, Wizkid, Megan Thee Stallion, Ckay, Pa Salieu, Tems e Koffee como destaques de cartaz.
Os bilhetes começam nos 303 euros. Se tem orçamento, não perca.
Já o Rolling Loud, é o maior festival de hip hop do mundo — especializado nas sonoridades contemporâneas do trap — que se estreia na Europa com um evento na Praia da Rocha de 6 a 8 de julho.
O cartaz inclui J. Cole, A$AP Rocky, Future, Da Baby, Don Toliver, Lil Skies, Lil Tecca, Lil Uzi Vert, Lil Yachty, M Huncho, Rae Sremmurd, Roddy Rich, Sheck Wes, Skepta, Ski Mask the Slump God e Trippie Redd.
Pode adquirir bilhete por 370 euros. Se tem orçamento aconselho vivamente.
DEVASSA AMBIENTAL
Com dois meses de grandes festivais internacionais com públicos de todo o Mundo traz um enorme problema ambiental para o areal.
Apesar dos festivais terminarem no final de julho o tempo que leva para desmontarem todo aquele material do areal e limpar a praia é enorme. Ou seja, essa metade da praia da Rocha só estará disponível para o final de Agosto ou pouco antes.
Mas essa não é a maior preocupação. A fase de limpar a praia é que é preocupante, porque em exemplos de anos passados e com muito, muito menor dimensão o areal permaneceu sujo com palhinhas e outros plásticos ‘enterrados’ durante todo o inverno.
Só no fim é que se poderá fazer um verdadeiro balanço do caos ambiental naquela parte do areal da Praia da Rocha a não ser que a promotora destes eventos, que está a co-produzir todos estes festivais, a Memories Of Tomorrow (MOT), mais conhecida por organizar todos os anos o RFM Somnii, na Praia do Relógio, na Figueira da Foz, fizer um grande esforço no sentido de diminuir o impacto destes materiais no areal.
Estes festivais estão todos a ser realizados em Portimão porque o Algarve tem aeroporto e os eventos são para o mercado internacional. O Algarve tem também maior capacidade de hotelaria e serviços.
A razão de ser na Praia da Rocha tem a ver com a localização, tem as condições naturais de poucas praias, com um vasto areal. Também tem uma vasta oferta turística. Sol, praia, mar, aviões, hotéis… só faltava música.
O público-alvo é internacional e mais de 90 por cento dos bilhetes vendidos para estes festivais são para o mercado estrangeiro.