O Primeiro Ministro português foi convidado a fazer hoje a intervenção inicial no Parlamento Europeu na Conferência de Alto Nível sobre os Planos de Recuperação e Resilência, no quadro do Semana Interpalamentar que reúne deputados nacionais e eurodeputados.
Orador principal sobre “que lições retirar para o futuro”, Costa referiu que, não sendo académico, não iria “responder sobre como deveria ser num mundo ideal”, mas sim avançar, “enquanto político”, com algumas ideias que considera necessárias e possíveis, e recuperou então uma que já avançara em 2017, o Instrumento Orçamental para a Convergência e a Competitividade, o chamado BICC, que considerou “embrião” do plano de recuperação acordado pelos 27 em 2020 para fazer face à crise da pandemia.
António Costa defendeu em Bruxelas, que a União Europeia deve dotar-se de um instrumento de política orçamental conjunto centrado no investimento, recuperando uma proposta feita há cinco anos.
Depois do debate, António Costa reunir-se-á com a nova presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, estando agendada uma conferência de imprensa conjunta para depois do encontro.
Veja aqui o vídeo completo da intervenção de António Costa