António Costa e Fernanda Tadeu testaram positivo à Covid-19. Porém, o primeiro-ministro português, “está sem sintomas”.
António Costa testou positivo ao SARS-CoV-2 num autoteste e depois num teste de antigénio, está sem sintomas mas vai cumprir sete dias de isolamento, comunicou o gabinete do líder do Governo.
Nada de espantar o facto da mulher, Fernanda Tadeu, também estar infetada já que acompanhou e apoiou o marido ao longo da campanha eleitoral. Não só desta última campanha mas em quase todas as situações importantes para o marido. Seja a passear na EN2 ou num festival de música na Caparica e até mesmo em cerimónias oficiais, nunca deixou de apoiar o marido.
Sempre a vimos ao lado do marido. Conheceu António Costa quando ambos frequentavam o liceu Passos Manuel, em Lisboa, e acabaram por subir ao altar em 1987. Do casamento tem uma prole de dois filhos, uma rapariga, Catarina, de 27 anos e, Pedro, de 30, também ele a seguir as pisadas do pai na política.
Fernanda Tadeu é professora e, com o apoio do marido e filhos, conseguiu ultrapassar um cancro de pulmão. Mas nem esse problema de saúde a afastou do marido. Está sempre com ele e ao lado dele. Não é difícil na freguesia de Benfica vê-los a darem um passeio ou a irem tomar um café.
A foto da noite eleitoral foi sem dúvida o abraço emocionado de Fernanda ao marido que fez levantar ambos os filhos da cadeira e, os quatro, abraçados comoveram a assistência. “Família unida”, diz alguém na assistência.
O primeiro-ministro está assintomático, mas vai cumprir um período de isolamento de sete dias.
“O primeiro-ministro efetuou hoje um autoteste de rotina à Covid-19 tendo tido um resultado positivo. Esse resultado foi já confirmado por um teste antigénio. Está sem sintomas e cumprirá um período de isolamento de sete dias”, pode ler-se no comunicado enviado à comunicação social.
O gabinete do primeiro-ministro adianta ainda que António Costa “já deu conhecimento do seu estado” ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que vai ouvir até quarta-feira os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas eleições de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.
Costa não vai ser substituído por se encontrar bem e continuará a trabalhar a partir de casa.
Em isolamento António Costa não vai integrar a delegação do PS que será recebida na quarta-feira em Belém, pelo Presidente da República, no âmbito das audiências com vista à indigitação do primeiro-ministro.
Na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa esteve nas últimas duas semanas em campanha eleitoral, com comícios e ações de rua com apoiantes, para as eleições legislativas deste domingo, que os socialistas venceram com maioria absoluta.
Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro está infetado com o vírus que provoca a Covid-19, mas já esteve em isolamento no período do Natal de 2020.
O PS foi o grande vencedor das legislativas de domingo com maioria absoluta, 41,7% dos votos, deixando para segundo lugar o PSD e restantes partidos.