A Língua Portuguesa, que tanto amo, está cheia de frases feitas, que não são por vezes mais do que isso.
O Fim do Ano, não é o fim do Mundo, e muito menos altera por si só, ou com um golpe de magia, o seguimento das vidas que estiverem em curso. Nova de facto é, porque o ontem já será passado; e se o passado já conhecemos, o amanhã, o que está para vir, só conheceremos depois.
Em boa verdade, o fim do Ano é apenas uma referência oestatística, um marco na estrada do tempo, e, portanto, necessário para a História. Dissipado o fumo da festa, digerido o Champanhe e a sua companhia, retomamos à rotina, voltamos a acalentar os mesmos sonhos, pegaremos nos projectos que já tínhamos, e nem de horário até, nós mudamos.
A tal Nova Vida que a frase preconiza para depois das doze badaladas da meia-noite, não surge assim de repente, nem responde a datas certas, por muito que seja essa a inclinação do nosso Kama; são as circunstâncias que podem proporcioná-la, e até, quantas vezes, inesperadamente forçá-la, dando o tal novo rumo ao nosso pregresso percurso.
Mudar de rumo é nauticamente uma deriva, que pode ser boa ou má, e não necessariamente ser melhor, como pretendemos que seja, ao desejar “Nova vida.
Diferente poderá ser… se o fôr.
Por mais de uma vez já aqui disse, que a Vida é um exercício complexo, que obriga a decisões imprevistas, e nos sujeita a cenários adversos, onde desejos e as paixões se confrontam, os erros e as omissões se conjugam, e nunca com data previamente marcada.
Na verdade, certezas , muita poucas temos nós na nossa Vida, e a isso temos de nos habituar.
Ano Novo…ida Nova é, portanto, um simples desabafo, talvez um desejo escondido, ou simplesmente uma frase feita, como tantas outras que fazemos e usamos.
Mas se a frase, ajudar a desanuviar o mau tempo, que parece agora querer durar, não há mal nenhum nisso, que venha daí a frase, e o espumante…
De novo recorro a ninha avozinha, que, como já sabem, dizia coisas interessantes e acertadas, que certamente acrescentaria isto ao que atrás eu disse: “Enquanto a esperança dura…vida e doçura…! “
Vamos lá ao Novo Ano…com ou sem Vida Nova.
Feliz Ano Novo!
Aqui fica o meu pensamento sobre o assunto:
“A vida é um exercício de esperança”