Aconteceu acidentalmente quando o ator disparou uma arma no set do novo filme “Rust”, e matou a diretora de fotografia, Halyna Hutchins e feriu gravemente o realizador Joel Souza, que está hospitalizado em estado grave.
Mais uma vez, estes acidentes acontecem por motivos alheios aos atores já que a arma era para ser falsa. “O Sr. Baldwin foi questionado pela polícia e libertado”, disse um funcionário do Departamento do Xerife de Santa Fé ao site Deadline. “Nenhuma prisão ou acusação foi arquivada.”
Baldwin disparou a arma, de acordo com o gabinete do xerife do condado de Santa Fé. A morte de Hutchins foi confirmada pelo mesmo gabinete e pelo International Cinematographers Guild, Local 600.
“Recebemos a notícia devastadora esta noite, de que um de nossos membros, Halyna Hutchins, diretora de fotografia daprodução ‘Rust’ no Novo México, morreu em decorrência de ferimentos sofridos no set”, disse John Lindley, presidente da guilda , e Rebecca Rhine, uma diretora executiva, em comunicado.
“Os detalhes não são claros, mas estamos a trabalhar para saber mais e apoiamos a investigação completa sobre este trágico evento. Esta é uma perda terrível, e lamentamos o falecimento de um membro da família de nossa Guilda. ”
Nenhuma acusação foi apresentada. O escritório do xerife do condado de Santa Fé disse que estava a investigar o incidente, que foi relatado às 13h50, horário das montanhas, no Bonanza Creek Ranch, um local de filmagem popular ao sul de Santa Fé.
“O escritório do xerife do condado de Santa Fé confirma que dois foram baleados durante as filmagens de uma cena no set de faroeste do filme ‘Rust’”, disse o xerife em comunicado. “De acordo com os investigadores, a cena que estava a ser filmada envolveu o uso de uma arma de adereço no momento do disparo. Os detetives estão a investigar como e que tipo de projétil foi disparado. ”
Hutchins, 42, foi transportada de helicóptero para o Hospital da Universidade do Novo México em Albuquerque, onde morreu. Souza, 48, foi levado de ambulância ao Centro Médico Regional Christus São Vicente, em Santa Fé.
Antes dos tiros fatais...
Poucas horas antes do acidente violento, Alec posou como personagem no set numa publicação do Instagram. Ele foi fotografado com botas de cowboy sujas, um colete e uma bandana, enquanto segurava um chapéu e nitidamente cansado em frente da sua caravana. Baldwin legendou: “De volta ao escritório pessoalmente. Caramba … é exaustivo.”
Um tweet de 2017, onde Baldwin criticava o tiroteio fatal de um policial do sul da Califórnia, ressurgiu após o acidente no Novo México.
Ele disse na altura: “Eu questiono-me como será a sensação de matar alguém por engano.”
O diretor Joel Souza trabalhou na história e no roteiro com Alec – que interpreta o personagem principal, Harland Rust.
Filmagens paradas
Devido aos trágicos eventos as filmagens foram interrompidas.
Um representante disse: “A produção foi interrompida por enquanto no Rust. A segurança do nosso elenco e equipa continua a ser a nossa prioridade. “
Tudo parece ter acontecido no meio de uma cena que estava a ser ensaiada ou filmada, o The New York Times relata que o incidente poderia ter sido potencialmente capturado pela camara.
Alec Baldwin “desconhecia” o tipo de munição na arma.