Depois de anos e anos a ir com a minha equipa todos os dias ao espaço que a câmara tinha para colocar animais errantes apanhados no concelho, ao qual designamos por ‘estaleiro’, finalmente, concretizei o objetivo de os ter todos no mesmo espaço que é o refúgio Coração100dono.
Foram anos a pensar numa forma e numa solução para ter todos no mesmo espaço para nos poupar a limpar, tratar e alimentar em dois locais diferentes. Não é que o ‘estaleiro’ tivesse más condições, tomara muitos espaços como aquele, mas era apenas um local de passagem num estaleiro de tralha camarária.

Este mês trouxe para junto de nós todos os ‘meninos’ do estaleiro! Só tenho a agradecer a quem ouviu as minhas preocupações sobre o antigo estaleiro e deu condições para que os animais recolhidos em São Brás tivessem um espaço onde ficarem até irem para o refúgio. A autarquia ouviu-nos e criou condições no estaleiro. Era um espaço com 6 boxes que chegou a acolher 32 cães!

Ao longo dos anos fomos aumentando o espaço fisíco do refúgio e fomos conseguindo encaixar os que estavam no estaleiro no nosso espaço onde podem correr e ser felizes. Para tal tivémos de baixar gradualmente o número de cães até que chegou finalmente o dia em que pegámos em todos os que faltavam e os levámos para junto de nós.
As boxes tinham algum espaço exterior e um interior para dormirem mas não eram o ideal apesar deserem melhores que muitos espaços que conheço. Todos os meninos que lá estavam eram cuidados diáriamente pela nossa equipa , estavam protegidos e nós todos os dias lhes dávamos um pouco de conforto e carinho.

Agora este estaleiro vai ser desativado porque já temos condições para recolhermos junto de nós todos eles e irmos controlando todos os que estão ainda na rua para que sejam também eles levados para junto de nós.
Mais uma vez, devagar, devagarinho, passo a passo conseguimos alcançar os objectivos com condições necessárias e em prol do bem estar dos animais.
Fechámos um ciclo e deixo aqui o meu mais sincero agradecimento ao executivo da câmara de São Brás por ter proporcionado este espaço melhorado ao animais recolhidos temporariamente nas suas instalações.
Agora é seguir em frente, porque mais uma vez, temos motivos para sorrir e fazer felizes mais uns quantos patudos.