24 Mar. 2025
Mas quem é este rapaz com um bigode lindo chamado Trincão? E porque é que eu o desconhecia? E o que faz um futebolista tão talentoso sentado num banco de suplentes o tempo todo? Isto leva-me a pensar se haverá mais jovens fenómenos como ele à espera de uma oportunidade para se revelarem ‘os salvadores da pátria’ sentados num banco de suplentes.
Terá sido só uma noite de inspiração? Não sei nem me importa o que eu vi foi uma rapaz super veloz, a driblar, a correr, aproveitar os espaços e, muito importante, a chutar à primeira sem dar nenhuma hipótese ao guarda redes inimigo. Dois golos em cinco minutos é obra! Grande performance de Francisco Trincão que entrou nos últimos minutos para dar novo fôlego a um jogo que não atava nem desatava.
Certo é que o jovem entrou e resolveu a situação colocando Portugal de novo nas bocas do Mundo.
Nas redes sociais o assunto do momento é… TRINCÃO! E isto faz-me realmente pensar porque carga de água não se faz ao contrário e se mete a jogar estes novos fenómenos futebolísticos portugueses logo de início e se deixa a descansar no banco os mais velhos? Não é que considere o Cristiano Ronaldo um mau jogador, pelo contrário, é dos melhores, mas na verdade a idade já lhe pesa…
E num jogo que estava mesmo a ver que iríamos perder por falta de meter as bolas em baliza alheia, de repente, o Roberto Martinez – selecionador nacional de futebol – descobre que até tem no banco um puto sorridente e de bigode chamado Trincão, que mal entra, resolve o que ele em 180 minutos não conseguiu resolver com os jogadores de elite.
Trincão foi o rei da noite e deixou muitos portugueses felizes. A mim deixou-me extasiada… Gostava de o ver jogar mais tempo nos jogos de Portugal. Gosto de ver jogar assim, velocidade, passa a este, passa aquele, passa ao outro, entra na área, recebe a bola e chuta e golooooo!!! (Não percebo muito de futebol mas adoro ver os jogos da seleção).
O jovem futebolista chama-se Francisco Trincão. Não se esqueçam do nome porque vai fazer furor a partir de agora. E ainda por cima foi a estreia do rapaz a marcar pela Seleção no estádio de Alvalade! “Nada é por acaso, acho que tinha de ser aqui… acaba por ser uma história bonita, muito feliz.” – disse o jovem no final.
Não vou dizer muito mais, só que foi um momento emocionante para Portugal quando Francisco Trincão entrou em campo e desatou a jogar futebol. Marcar dois golos em cinco minutos, virou o resultado a favor de Portugal contra a Dinamarca na prorrogação. Um super ‘suplente’ escondido num banco a ver os outros jogar. Trincão um suplente que fez toda a diferença, exibindo habilidades impressionantes dentro das quatro linhas, uma versatilidade extraordinária e uma capacidade técnica exemplar.
Será que há mais como o Trincão escondidos num banco de suplentes? Como saber? Na minha opinião, o selecionador devia dar mais tempo de jogo a estes novos futebolistas cheios de garra e vontade de vencer. Todos têm vontade de vencer, eu sei. Mas olha-se para um Trincão e até parece que jogar futebol é fácil. o ‘suplesse’ com que faz as suas habilidades até chegar à área faz sonhar qualquer fã.
Uma coisa ficou clara. Não se pode ter um Onze de vacas sagradas. Há que dar hipótese a outros novos génios da bola. Porque o mundo não pára e os habilidosos existem por aí sentados em bancos de suplentes à espera de uma oportunidade.