‘Katya’, como lhe chama a família, morava com o marido e o filho de um ano, no quarto andar do prédio que ruiu no embate de um míssil em Dnipro. Ela foi resgatada já em hipotermia e está hospitalizada.
A mulher esperou que a resgatassem durante 20 horas debaixo dos escombros de um prédio de 9 andares que vaporizou na explosão de um míssil russo.
A mulher chama-se Kateryna Zelenska, tem 27 anos, disse a irmã Alina no Instagram.
Ela morava em Dnipro com o marido e o filho Nikita, que completou um ano recentemente dias antes de morrer com o pai no apartamento que ruiu com o embate de um míssil.
“Esta é Katya, a minha irmã! Ela foi encontrada apenas esta manhã e, graças a Deus, está viva. Ela morava com omarido e o filho naquela casa maldita na Peremoha [Rua – ed.]!
Devido à sua deficiência auditiva, Kateryna não conseguiu ouvir quando o “minuto de silêncio” se aproximava e, teve sorte de pedir ajuda naquele exato momento.
Esta jovem mãe nem soube que tinha perdido o marido e o filho de um ano debaixo dos escombros. Kateryna passou um dia sob as ruínas do seu apartamento.
A jovem mãe tem um problema auditivo desde a infância e não conseguia ouvir quando chegou o “momento do silêncio” para os sobreviventes debaixo dos escombros pedirem ajuda.
No entanto, durante a noite, num desses minutos, os bombeiros ouviram a voz trémula da vítima.
Até a conseguirem alcançar demoraram 10 horas. E Kateryna já estava há 10 horas debaixo dos escombros. Os bombeiros conseguiram retirá-la depois de muitas horas de trabalho de resgate.
Kateryna está nos cuidados intensivos com um problema respiratório.
No momento da hospitalização, tinha uma temperatura corporal de 31 graus. Estava em severa hipotermia.
O marido e a criança de 1 ano não sobreviveram e, na altura do resgate dela, ainda estavam debaixo dos escombros. Foram encontrados mais tarde, mortos.
Na foto em baixo, pode ver-se os pais do marido de Kateryna a chorar sobre os corpos do filho e do neto que foram retirados mortos dos escombros.
Depois da provação de sobreviver à explosão do míssil e passar 20 horas debaixo de escombros, a jovem Kateryna vai ter de passar agora pela grande dor de ter perdido o marido e o filho de 1 ano.
E, para ultrapassar todas as dificuldades que tem pela frente, a irmã de Kateryna está a pedir donativos para conseguirem ajudá-la a voltar à vida.
Dados bancários :
4149 4991 4779 1758 (Kulak Oksana Ivanivna, mãe de Kateryna)