fbpx
Duplo F
 |  ,

A missão dos pais

A missão dos pais, foi em todos os tempos, sempre difícil. E hoje, mais do que nunca, obriga a um equilíbrio que não parece fácil de alcançar.

Quer queiramos quer não, pais e filhos têm visões diferentes sobre assuntos importantes da vida, pelo único facto de a sociedade ser dinâmica, e, portanto, obedecer aos impulsos de cada tempo.

Isso não invalida, no entanto, que seja sempre aos pais, que caiba transmitir o pacote de princípios básicos, válido para todos os tempos, e também aos pais confirmar a sua aceitação.

Os filhos não podem, nem devem, ser a cópia dos seus pais, por perfeitos que os mesmos sejam, mas é deles que sempre bebem a dignidade, a honradez e a prudência, tal como o apego ao conhecimento e ao trabalho.

No meu tempo, palavra de pai era uma ordem, quase sempre obedecida; não espero, nem proponho, que seja agora assim; a lição que os pais têm de ver passada, não deve ser forçada, mas sim entendida, procurada e desejada, para ser realmente aceite e seguida.

Mas continua a ser útil, ontem como hoje, que os filhos bem cedo descubram qual é o peso da vida, e quais são as suas limitações, e não, como parece cada vez mais acontecer, terem ou quiçá exigirem, tudo o que desejem, ou  vejam à sua volta; e isso acontece ,é bom dizer, por culpa dos dois lados.

É saudável que quem cresce bem cedo saiba, que a vida real, se faz de vitórias e derrotas, e que nunca ninguém levantou voo que o não fizesse contra o vento. Não é por acaso que os homens e mulheres, apontados como de grande sucesso na vida, começaram do nada, e do pouco fizeram muito…

A missão dos pais, difícil e obrigatória, não pode por outro lado ser infinita; a ela se segue a missão dos filhos, que virão a ser pais, que devem começar o seu próprio voo, completado que esteja o seu período de preparação, dando aos pais o justo   retorno a si próprios, para o tempo de vida que ainda lhes possa caber; e tal é desejável para ambos os lados.

A missão de criar é uma incumbência de amor, mas nunca deve ser de excessos.

Ou será excesso de velho o que aqui digo?

Aqui fica o meu pensamento da semana:

“De menos, é pouco, injusto ou desadequado.

Demais é apenas isso: demais! ”

Créditos Imagem:

@Unsplash Free Photos

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.