A esterilização em massa será por certo uma das principais vias, não direi para acabar definitivamente mas para controlar em grande escala o abandono.
Cada cadela pode pôr no mundo por ano até vinte e poucos cachorros e cada gata um pouco mais…
A cada seis meses as cadelas têm o cio e há muitas que durante 10 ou 12 anos o fazem sem interrupção, as gatas tem ainda mais amiúde…
Se formos comparar a população de animais domésticos que cresceu assustadoramente nos últimos anos, eu vejo uma razão para isso: Anteriormente mais de 70 ou 80 por cento dos bebés que nasciam acabavam mortos num qualquer contentor do lixo, afogados em água, jogados fechados em sacos para sitios ermos… entre outras formas de matar logo à nascença.
Hoje existe sempre uma pessoa com coração que ao deparar-se com estas situações os salva e vai entregar a associações (apesar de haver ao certo muitos que morrem em sofrimento).
E seria tão simples acabar com estes crimes se fosse obrigatório a esterilização!…
O grande problema penso que reside nas ninhadas caseiras e nas dos acampamentos de ciganos … ninguém aqui quer acabar com os animais como muitas vezes somos acusadas (e a prova disso é que cada vez há mais).
O que nós queremos é que se acabe com o abandono e o sofrimento!… Na minha opinião e já o disse várias vezes (mas dizem-me que nao é viável) é que quando forem feitos os censos seja obrigatório que as familias declarem os animais que têm e o estado clinico deles (esterelizados, vacinados etc, etc ) e se não forem que se sensibilze para o fazer.
No caso de não quererem que houvesse uma lei que o proibisse, não direi para sempre mas pelo menos durante uns anos, até estar tudo mais controlado deveria ser obrigatório.
Existe outro motivo que é a não fiscalização, alguém vai ás lojas que vendem animais e fiscalizar todos os animais que lá são vendidos? A origem? Se são criadores certificados?
Vamos às redes sociais ou aos sites de vendas e vemos animais à venda mesmo sendo proibido. Alguém vai fiscalizar as condições em que são feitas estas criações?
Sei que as esterilizações são caras como muitos se queixam, mas hoje existem condições que nao existiam há 30 anos. Eu cheguei a pagar nessa altura o equilavalente a 400 euros de hoje por uma esterilização!
Hoje as coisas evoluiram muito esse aspeto e já se estereliza mais barato para além de que quase todas as autarquias tem campanhas de esterelizações ou a baixo custo ou gratuitas dependendo das posses de cada um. São Brás de Alportel é uma delas e quem vive nesta autarquia não se pode lastimar de não haver apoios camarários para ter o seu animal rtatado e esterilizado.
VOU CONTAR-VOS A MINHA HISTÓRIA MAIS RECENTE…
Eu começo os meus dias logo de manhã bem cedo. No dia 22 de junho tinha uma surpresa à minha espera ao sair de casa as 6.10 da manhã. Dois baldes com oito cães bebés do lado de fora do portão.
Senti-me impotente. Não sei a quem apontar o dedo mas certo é que estes crimes continuam a acontecer. Pensei nos pobres bebés e pensei logo na mãe destes bebés que deve ter ninhadas atrás de ninhadas por falta de esterilização.
Claro, é mais fácil passar logo a responsabilidade para as mãos dos outros. Por estas e outras estão os abrigos cheios! Por culpa de donos como estes que vieram abandonar oito bebés à minha porta.
Não é possível que ainda existam pessoas tão insensíveis e más. Não é possível que nunca se consiga descobrir quem comete estes crimes de animais em via pública. A saga continua e quem se importa e gosta vive o tormento e o medo de a qualquer hora isto voltar a acontecer.
Não há paz na vida de uma cuidadora de animais. é REVOLTANTE!
Estes são seres realmente especiais. Apesar de todo o sofrimento que era visível nos corpinhos carregados de bicharia, depois de limpos, lavados e desparasitados, a reação deles quando os deitei numa mantinha pela primeira vez foi de um ser frágil que acabou por se render e percebeu que agora acabou o sofrimento do que depender de nós.
Mas isto não se faz. Não somos podres de ricas. Não somos sequer pessoas abençoadas com o euromilhões, as ajudas são cada vez menos devido à crise que grassa pelas famílias, e não devemos ser só nós cuidadores quem se deve preocupar em encontrar soluções para este tipo de situação.
Devido a serem oito alminhas a precisar de cuidados por serem bebés, tive de pedir ajuda a uma amiga e vizinha da Coração100Dono.
Fiquei a tomar conta de quatro campeõezinhos que estão comigo na minha casa. São três meninos e uma menina. Os outros quatro ficaram com a nossa vizinha Jan Henderson do Goldra Dog Sanctuary que se fereceu logo para nos ajudar … a Jan ficou com três meninas e um menino … obrigada Jan quando trabalhamos em sintonia tudo é mais facil para todos!
E aqui fica de novo a minha sugestão para donos que nãio percebem nada destas coisas.
ESTERILIZE O SEU ANIMAL!!!! É um bem que está a fazar ao seu amigo de quatro patas e também a evitar que tenha ninhadas indesejáveis.
Créditos Imagem:
© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.