fbpx
MARISA TEIXEIRA
 |  ,

A dona Francelina de 80 anos cuida dos animais da serra

Hoje vou falar-vos da dona Francelina, uma senhora que do alto dos seus 80 anos ainda percorre a serra para alimentar animais errantes.

Há 27 anos que moro em São Brás de Alportel e estes são os anos que a vejo a percorrer quilómetros entre os concelhos de São Brás, Olhão e Faro alimentando os animais que se cruzam com ela.

Porque estou a falar da dona Francelina? Porque pessoas como ela são as cuidadoras que mais admiro! Daquelas pessoas que pdem ajuda menos vezes das vezes que realmente precisa. Não pede por considerar que está a ‘chatear’ ou ‘aborrecer’.

Só que para mim, estas são as pessoas que nunca estão a chatear ou aborrecer. São as donas Francelinas deste mundo as cuidadoras mais genuinas que conheço. Verdadeiras, ajudam com o coração e como podem ou conseguem, não ficam paradas à espera que alguém faça por elas, nem chamam outros para ajudar. Elas fazem e fazem e continuam a fazer tudo pelo bem estar dos animais errantes.

A minha amiga dona Francelina já tem 80 anos e ainda percorre os campos e a serra para matar a fome e a sede a muitos patudos que não são visiveis, longe do brilho das redes sociais e do protagonismo dos resgates difíceis, na sombra de quem o faz por amor aos animais.

Dona Francelina salvou 12 bebés e uma mãe e veio pedir ajuda

Esta história com a dona Francelina é muito recente. Na verdade, ainda está incompleta e vão perceber a razão.

A dona Francelina apareceu-me no refúgio com sete bebés nascidos ao abandono no meio da serra de São Brás de Alportel. A dona Francelina era a senhora que alimentava a mãe dos bebés e que acabou por salvar não só os 7 primeiros bebés como mais três no dia seguinte e, alguns dias depois, mais 2 bebés, ao todo, 12 bebés que acreditamos serem de duas ninhadas diferentes.

Estes bebés nunca seriam vistos no meio da serra e, sendo resgates muito dificeis, a dona Francelina fê-los sozinha aos 80 anos.

Quando a dona Francelina me trouxe os primeiros 7 bebés disse-lhe para me ligar e assim íamos com ela para a ajudar onde poderiam estar e colocar uma armadilha para a mãe dos bebés.

Não foi necessário. Em vez de me ligar para a ajudar, ligou-me a chorar de emoção e a dizer que tinha não um mas mais 3 bebés! Portanto, foi criado um espaço para esta ninhada de bebés serranos no nosso refúgio mas o trabalho não acabou por aí. Faltava a mãe dos bebés.

A mãe dos bebés foi recolhidacom a cooperação de várias pessoas. A dona Francelina, o veterinário Municipla de São Brás de Alportel, dr. Mendonça e os servicos camarários que atuaram com a rapidez que estas situações precisam e quando trabalhamos em cooperação os animais é que ganham com isso e é isso mesmo que nós da causa animal desejamos.

Assim a mamã dos bebés foi colocada junta à ninhada e nada melhor que o colo de mãe para crescerem saudáveis e felizes.

Quando pensávamos que já estava tudo resolvido eis que surgem do mesmo local na serra mais 2 bebés passando a família de 12 membros.

Só que… a dona Francelina descobriu que existe mais uma mamã no local e que já estamos a tentar apanhar, só que como se pode ver, não se sabe quais os bebés de uma e os bebés de outra. Devem ter crescido juntos e com as duas mamãs.

Assim, aquela que podia ter sido uma história infeliz, tornou-se num conto de fadas com uma família que irá ficar toda reunida assim que a segunda mamã e mais algum bebé for apanhado.

Por vezes as pessoas falam sem saber do trabalho que se faz nas associações onde as pessoas se preocupam realmente e não aquelas que passam nos sitios vêm e sinalizam os animais para que lá vá alguém recolher. Pessoas que nunca têm tempo e passam logo a responsabilidade a terceiros. Querem ser bonzinhos mas só nas redes sociais.

Estas pessoas das redes sociais são que que olham de dentro do carro, fazem fotos ou vídeo e colocam para que alguém vá fazer o trabalho por eles. E depois ainda têm coragem de vir criticar porque os bebés foram tirados da mãe. Dá vontade de rir. São pessoas que não percebem que no local onde estavam corriam vários perigos.

E termino a minha crónica a agradecer à dona Francelina, uma grande mulher de 80 anos que passou a vida a ajudar animais errantes na serra onde habita.

Estas serão sempre as pessoas que vou admirar e que merecem o meu respeito

Quem ganhou foi a família de duas mães e muitos bebés. Estão todos felizes e bem alojados na Coração100dono. Prontos a serem bem adotados.

Créditos Imagem:

DR

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.