O mistério do envelhecimento tem muito que se lhe diga. Imenso até. Conheci ao longo da minha vida gente que em nova fazia parar o trânsito em volta e arredores e agora estão uns chaços ou uns cacos, tanto faz. Gente que ficou muito feia e tão bonita que era.
Mas há felizmente o contrário também, assim como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor. Gente que na flor da idade, em nova nada devia à beleza mas que com o decorrer dos anos melhorou e de que maneira. Um espanto de admirar.
A arte de bem envelhecer sem recurso a intervenções estéticas é um luxo apenas para alguns, tirando as maleitas que batem à porta de quase todos e indiscriminadamente.
Depois, não esquecer, há também aquela gente que foi bonita em jovem e assim continuou ao longo da vida, para grande inveja e até algum desespero dos restantes.
O contrário também é verdadeiro, gente que sempre foi feia ou muito feia e que com o andar dos anos dos anos os traços fisionómicos se agravaram, em especial nas más de feitio ou de má índole. Tenho para mim que uma parte é genética e a outra é construção do roteiro de cada um nesta vida que desde a partida não sabemos para onde vamos e apenas nos deixamos ir na maré sem bússola nem roteiro no horizonte.
É certo que a condição em que se nasce pode ajudar num sentido ou no outro. Se se vier ao mundo com os dentes todos tortos numa família com posses se reunirão sem dificuldades as condições para pagar a correção ortodôntica, mas se se nascer num quadro de pobreza os dentes permanecerão tortos para o resto da vida pois outras prioridades sempre se encontrarão para gastar o dinheiro fora da dimensão puramente estética.
As cirurgias de retoque não entram nesta linha de raciocínio, até porque há algumas que correm muito mal e mais valia nunca terem sido feitas, aliás. O que sucede abundantemente até. As rugas no pescoço nunca nenhum cirurgião as remove e os pés de galinha idem.
As pessoas correm em busca de uma imagem idolatrada e depois sofrem por saírem completamente defraudadas no seu objetivo de permanecerem como o retrato de Dorian Gray, juventude e beleza eternas. O pior é quando chegam as chamas ao retrato do botox.
Paga-se sempre um preço quando se vende a alma ao diabo. Entretanto, os meus votos são para que haja saúde em abundância e dinheiro para copos, desejavelmente longe da guerra.