fbpx
Marques Valentim
 |  ,

O Caso ‘República’

FOTOGRAFIA COM HISTÓRIA.
– O CASO “REPÚBLICA”.
O Caso República foi um episódio da luta pelo controlo da comunicação social na República Portuguesa, ocorrido a 19 de Maio de 1975 durante o Verão Quente de 1975, correspondente à invasão e ocupação do jornal República, e subsequente expulsão de membros da sua direcção.
A invasão e ocupação do jornal por parte da comissão de trabalhadores do jornal, representando os tipógrafos, gráficos e administrativos, foi justificada como sendo um protesto dirigido à linha editorial seguida no jornal, atacando-a por ser próxima do ideal socialista.
Este era um dos poucos órgãos de informação que não da Extrema esquerda comunista, caso que veio a ter grande repercussão internacional. Na reunião da Nato em Bruxelas a 27 de maio de 1975 um dos temas mais discutidos foi o caso República, centrado na liberdade de informação. Na visita do presidente Costa Gomes a Paris, os jornalistas apenas queriam saber do caso república.
Foi tão grave que o Partido Socialista (PS) resolveu abandonar o governo como sinal de protesto contra a ocupação do jornal.

Créditos Imagem:

João Marques Valentim (Proibida a Reprodução pela Lei dos Direitos de Autor) – Venda na Fotobanco.pt ou próprio

© 2022 Direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Segue News. | Prod. Pardais ao Ninho.